A Iniciativa Liberal (IL), liderada por Rui Rocha, se ganhar as eleições legislativas antecipadas de 18 de Maio de 2025, compromete-se a apostar na “agricultura como pólo de revitalização do interior, gerando oportunidades atractivas para os jovens”.
Segundo avança o programa eleitoral da IL, “agricultura pode ser um espelho de um País mais moderno. A agricultura sempre foi um enorme pólo de inovação científica e prosperidade económica. As várias inovações que esta introduziu nas nossas economias são grandes exemplos do engenho humano necessário para enfrentar as limitações físicas e biológicas que a natureza nos impôs”.
Mas, para isso será “necessário apostar na redução dos custos de viver no interior. As pessoas e as empresas precisarão de água abundante e a preços acessíveis, de energia barata e de acesso a Internet de alta velocidade. Por isso, a aposta em infra-estruturas de distribuição de água, energia e rede constituem atributos decisivos ao desenvolvimento do interior, seja pela via da atracção de pessoas como pela instalação de empresas”.
Os liberais consideram que “o sector agroalimentar continua a demonstrar um grande potencial competitivo na economia portuguesa, com todos os desafios climáticos e competitivos que enfrenta”.
No entanto, “a agricultura portuguesa sofre de quatro factores fundamentais que prejudicam o seu pleno desenvolvimento. Em primeiro lugar, trata-se de um sector altamente envelhecido, fruto da fraca capacidade deste criar oportunidades para os mais jovens prosperarem. Em segundo lugar, o baixo valor acrescentado ainda de muitas actividades, muito em particular na pequena propriedade agrícola”.
“Em terceiro, a baixa modernização tecnológica do sector, que ainda não foi completa face às inovações das últimas décadas. E finalmente, os elevados custos de contexto associados aos custos da energia e da água em Portugal”, realçam os liberais.
Pode ler o programa eleitoral da IL para as legislativas de 18 de Maio aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
