O Chega, liderado por André Ventura, se ganhar as eleições legislativas antecipadas de 18 de Maio de 2025, compromete-se a “restabelecer as pescas como um desígnio nacional, promovendo uma gestão eficiente das frotas, a adopção de novas tecnologias e a qualificação contínua dos profissionais do sector”.
“Na pesca, as condições geográficas e climáticas de Portugal também são favoráveis e é vital que haja investimento para garantir a sustentabilidade e o futuro do sector”. O Chega acredita ser “fundamental tornar de novo a pesca um desígnio nacional, melhorando as frotas, implementando tecnologias inovadoras e promovendo métodos de pesca sustentáveis”, pode ler-se no programa eleitoral do partido liderado por André Ventura.
E realça ser a situação das pescas “alarmante, com décadas de políticas que não conseguiram inverter a tendência de declínio do número de pescadores, armadores e capturas. Em 1969, Portugal capturava 334 mil toneladas de pescado; actualmente, esse número despencou para menos de metade: 121 mil toneladas”.
Pode ler o programa eleitoral do Chega para as legislativas de 18 de Maio aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
