Início / Agricultura / Legislativas 2022. Livre quer proibir colheita nocturna mecanizada de produtos agrícolas
Foto: BirdLife

Legislativas 2022. Livre quer proibir colheita nocturna mecanizada de produtos agrícolas

O partido Livre defende a proibição da colheita nocturna mecanizada de produtos agrícolas, “travando o impacto negativo sobre espécies selvagens — autóctones e migradoras — que pernoitem ou procurem refúgio, durante a noite, nas explorações agrícolas, promovendo também as acções de vigilância e fiscalização necessárias”. Esta é uma das propostas eleitorais do Livre para as legislativas de 30 de Janeiro.

Nas suas propostas dedicadas à “Agricultura e Florestas”, o programa eleitoral do Livre defende ainda o incentivo da “valorização dos resíduos orgânicos e biomassa florestal, promovendo a compostagem destes materiais para enriquecimento do solo em termos de matéria orgânica, reduzindo dessa forma a procura por fertilizantes artificiais e travando a instalação de novas centrais de biomassa; introduzindo regras obrigatórias de sustentabilidade da biomassa utilizada nas centrais existentes”.

“Queremos salvaguardar a natureza, tanto nos aspectos relativos à biodiversidade como à geodiversidade, honrando o seu valor intrínseco e viabilizando um futuro saudável e sustentável. A aposta na conservação da natureza e da biodiversidade não serve apenas o propósito de salvaguarda do património natural. Ao protegermos a existência e a saúde dos ecossistemas, das respectivas funções, dos processos ecológicos, dos ciclos naturais, da biodiversidade e da geodiversidade do nosso País, estamos também a assegurar a nossa saúde, a nossa qualidade de vida, a nossa economia, a sustentabilidade do nosso presente e a viabilidade do nosso futuro”, refere o programa eleitoral do Livre.

Revisão urgente do Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal

Na secção dedicada à “Conservação da Natureza e Biodiversidade”, o Livre defende que se avalie “o estado da biodiversidade e espécies em Portugal, através da revisão urgente do Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, cujo atraso é injustificável, agilizando também a edição do primeiro Livro Vermelho dos Artrópodes de Portugal continental”.

O programa eleitoral do Livre propõe-se ainda a promover a recolha e preservação sistemática do material genético (células viáveis, tecidos, gâmetas) de espécies e populações ameaçadas de extinção, e facilitar o desenvolvimento de uma rede nacional de bancos de recursos genéticos preservados.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.