Início / Agricultura / Koppert apresenta soluções com nemátodes para controlo biológico de pragas agrícolas

Koppert apresenta soluções com nemátodes para controlo biológico de pragas agrícolas

Os nemátodes benéficos que ajudam a controlar as pragas agrícolas em culturas de estufa, agora também estão disponíveis para culturas de ar livre. A Koppert, empresa líder em soluções de controlo biológico, apresenta estas “soluções biológicas eficazes e de acção rápida para o controlo de uma ampla gama de pragas” em culturas fruteiras, incluindo frutos de caroço, pequenos frutos, batateira e diversas culturas hortícolas.

A crescente resistência das pragas aos pesticidas e a redução do número de substâncias activas químicas autorizadas levam os agricultores a procurar soluções alternativas para controlar as pragas das suas culturas. Em resposta à crescente procura, a Koppert investigou a aplicação de nemátodes benéficos na agricultura com dois produtos – Capirel e Casea.

Cada um destes produtos contém uma espécie de nemátode diferente, podendo ser utilizados no controlo de pragas tais como alfinetes em batateira, mosca-da-cebola, bichado e outros lepidópteros em fruteiras e hortícolas, tripes em hortícolas de ar livre, entre muitas outras pragas.

Adequados para agricultura convencional e biológica

A boa notícia para os agricultores é que podem aplicar estes dois produtos de controlo biológico utilizando pulverizadores convencionais ou via rega. Outra vantagem é que os nemátodes são compatíveis com a maioria dos insecticidas, fungicidas e herbicidas, ou seja, não perdem eficácia quando utilizados em mistura com soluções químicas, garante a empresa.

Sendo uma solução biológica, os nemátodes não deixam resíduos nas culturas, pelo que podem ser utilizados tanto em agricultura convencional como em modo de produção biológico. Adicionalmente, são seguros para o aplicador e o ambiente, contribuindo para uma agricultura mais sustentável.

Investigação e desenvolvimento

A Koppert produz nemátodes benéficos desde 1986. Numa primeira fase a investigação e desenvolvimento da empresa esteve centrada no mercado da horticultura em estufa, mas nos últimos anos comprovou a eficácia destas soluções biológicas também em culturas fruteiras e hortícolas de ar livre.

A empresa dedicou muitos anos à selecção, produção, formulação e controlo de qualidade destes nemátodes benéficos. Cada um dos nemátodes entomopatogénicos produzidos pela Koppert foi seleccionado para controlar pragas específicas. Por essa razão, a Koppert produz três espécies diferentes: Steinernema feltiae, Steinernema carpocapsae e Heterorhabditis bacteriophora.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.