Início / Agenda / Jovens agricultores debatem sucesso empresarial com vinho, azeite e Queijo Serra da Estrela

Jovens agricultores debatem sucesso empresarial com vinho, azeite e Queijo Serra da Estrela

Os factores que determinam o sucesso dos Jovens Agricultores vão estar em debate numa conferência organizada pela AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, em Nelas. O encontro realiza-se no Auditório Municipal de Nelas, no próximo dia 13 de Julho, pelas 14h30 e conta com o apoio do Crédito Agrícola.

Casos práticos de jovens investidores nas fileiras do vinho, do azeite e do Queijo Serra da Estrela serão apresentados e enquadrados por especialistas. A directora Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Adelina Martins, revelará as últimas novidades sobre o PDR 2020.

O “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor” vem dar continuidade ao périplo de debates organizado pela AJAP em 7 cidades portuguesas. Num momento em que o Presidente da República afirma como prioridade o investimento de fundos públicos e comunitários no Interior e em que o Governo lançou a Unidade de Missão para a Valorização do Interior, o debate sobre a importância da agricultura na fixação dos jovens no mundo rural é fundamental.

“Portugal recebeu cerca de 50 mil milhões de euros de fundos estruturais nas últimas décadas, no entanto a assimetria entre Litoral e Interior continua a acentuar-se. A AJAP está há muito empenhada na criação da figura do Jovem Empresário Rural, que contribuirá para fixar os jovens no Interior e, por isso, congratula-se com o compromisso assumido publicamente pela coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, doutora Helena Freitas, de ser ela própria um veículo de promoção desta figura junto do poder central”, afirma o director-geral da AJAP, Firmino Cordeiro, fazendo referência a declarações proferidas pela responsável desta nova entidade na conferência realizada pela AJAP em Peso da Régua, a 29 de Junho.

Na conferência de Nelas estarão presentes oradores dos principais sectores de actividade agrícola da região do Dão, entre os quais o presidente da Comissão Vitivinícola do Dão e ex-ministro da Agricultura, Arlindo Marques Cunha, representantes da Associação de Desenvolvimento do Dão e da Cooperativa dos Olivicultores de Nelas.

Abertura a novos mercados

Numa perspectiva de abertura de novos mercados, Alberto Carvalho Neto, presidente da AJEPC – Associação de Jovens Empresários Portugal China, falará sobre as oportunidades de exportação dos produtos agrícolas portugueses e da estratégia de promoção levada a cabo por esta associação que agrega jovens empresários de Portugal, China, Brasil, Angola e Moçambique.

Da parte do município de Nelas, que se associa como parceiro desta conferência, o presidente da autarquia, José Borges da Silva, considera que “acolher iniciativas que potenciam este nosso ADN agrícola é evidentemente a concretização da nossa natureza e cruza na primeira linha daquilo que constitui o principal compromisso da Câmara Municipal nos últimos anos  e que é o desenvolvimento económico e a criação de emprego”.

Segundo a autarquia, a procura do concelho de Nelas para investimento em geral tem sido “espantosa” nos últimos anos três anos. Os projectos agrícolas, muitos deles à espera de aprovação no âmbito do PDR 2020, são diversificados e vão desde a vinha e construção de adegas, à produção e transformação do mel, do azeite, das plantas aromáticas, das flores, das frutos vermelhos e das maças e à produção animal, em especial frango e coelho. O sector emprega mais de 400 pessoas no concelho, com um volume de negócios superior a 20 milhões de euros, potenciando o turismo e o enoturismo.

O Crédito Agrícola de Terras de Viriato, que se associa a esta iniciativa, realça o investimento realizado nos últimos anos pelos agricultores da região: “Está a surgir uma nova ‘fornada’ de jovens, com projectos inovadores na área agrícola, que o Crédito Agrícola tem vindo a apoiar. Continuaremos disponíveis para estar ao lado dos investidores do sector primário e para nos associarmos a iniciativas que promovam a agricultura, como é o caso do ciclo de conferências da AJAP”, afirma o vice-presidente desta instituição bancária, Américo Loureiro.

O “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor” tem o patrocínio da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, do Crédito Agrícola Seguros, da Epagro, da Magos Irrigation Systems e da Hubel Verde.

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal é uma organização com grau equiparado ao de Confederação, com cerca de 13.000 associados em todo o País. Criada em 1983, a AJAP tem por missão consciencializar os empresários agrícolas para a importância do movimento associativo e representar os Jovens Agricultores portugueses a nível nacional e internacional. A AJAP é, desde 1983, membro do CEJA – Conselho Europeu de Jovens Agricultores, que representa mais de um milhão de Jovens Agricultores de toda a União Europeia.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.