Início / Agricultura / Jovagro aposta no insecticida biológico Belthirul

Jovagro aposta no insecticida biológico Belthirul

A Jovagro – Produtos Agrícolas está a apostar no insecticida biológico Belthirul, a “pensar num mercado em clara expansão”. Segundo a empresa de distribuição de produtos para o canal agro, este produto ajuda a combater as pragas sem que os produtos “deixem de ser considerados biológicos”. O Belthirul destina-se a uma variedade de culturas como as da videira, couve, oliveira, tomateiro, pinheiro, sobreiro, citrinos e pimento.

O Belthirul, frabricado em Espanha pela Probelte, é um insecticida natural constituído por esporos viáveis e endotoxinas de bacillus thuringiensis, destinado a combater lagartas de lepidópteros. Actua por ingestão, provocando a paralisia geral das lagartas, impossibilitando-as de se alimentarem, e posterior morte devido à desorganização do intestino induzida pelas toxinas libertadas e à infecção geral devida à proliferação da bactéria no organismo do insecto.

O produto deve ser aplicado ao aparecimento das primeiras lagartas. Molhar bem toda a vegetação de modo a atingir todos os órgãos a proteger. Usar as doses mais elevadas no caso de maior infestação. Intervalo entre aplicações 7 a 14 dias.

Modo de preparação da calda

No recipiente onde se prepara a calda, deitar metade da água necessária. Numa vasilha, juntar a quantidade de produto a utilizar com um pouco de água e agitar continuamente até obter uma pasta homogénea e sem grumos. Deitar esta pasta no recipiente e completar o volume de água, agitando sempre. Evitar deixar a calda em repouso.

Modo de aplicação

Calibrar correctamente o equipamento, assegurando a uniformidade na distribuição de calda no alvo biológico pretendido. Calcular o volume de calda gasto por ha em função do débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas).

Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas aplicar a calda com a concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose.

Condições de aplicação

A aplicação deve ser efectuada nas horas de menor calor (principio da manhã ou final da tarde). Não efectuar misturas com produtos de reacção alcalina, como a calda bordalesa e proceder à correcção da água se necessário.

Ficha técnica completa aqui.

A Jovagro apresenta-se como um distribuidor de produtos para o canal agro. Com 30 anos de experiência neste âmbito de actuação e apoiada na estrutura de 10 comerciais, sede em Aveiro e centro logístico no Oeste, a Jovagro tem diversificado a oferta para este canal optimizando a distribuição e oferecendo mais soluções aos agricultores.

No seguimento deste plano de expansão a Jovagro apresenta como famílias de produtos, além dos fitofármacos (insecticidas, fungicidas, herbicidas, acaricidas, adubos foliares, reguladores de crescimento, moluscicidas), fitonutrientes, adubos de solo, insecticidas domésticos, raticidas, produtos para a enologia, medicamentos e produtos de uso veterinário e rações para pequenos animais.

Mais informações através do email geral@jovagro.pt.

Agricultura e Mar Actual

 

 

 
       
   
 

Verifique também

Agricultores vão começar a receber os 10 cêntimos por litro de gasóleo agrícola gasto em 2021

Partilhar              A decisão já está publicada em Diário da República. Os agricultores vão receber  10 cêntimos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.