© Ministério da Agricultura

José Manuel Fernandes entrega Plano de Acção para o Douro ao Comissário Europeu da Agricultura

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, entregou hoje, 14 de Julho, à margem da reunião do Conselho de Agricultura e Pescas (Agrifish), ao Comissário Europeu da Agricultura e Sector Alimentar, Christophe Hansen, o Plano de Acção para o Douro.

“As nossas medidas são destinadas aos produtores, sobretudo aos pequenos produtores. Este plano dá continuidade ao trabalho iniciado em 2024, com medidas concretas que corrigiram erros do passado. Foi este Governo que reforçou a fiscalização, desbloqueou verbas cativadas do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e do Instituto da Vinha e do Vinho e apoiou as adegas cooperativas para que pudessem pagar aos produtores, num montante total de 100 milhões de euros”, realça José Manuel Fernandes.

E salienta: “também fomos nós que não permitimos que quem tivesse importado vinho pudesse usufruir da destilação. Recordo que o governo socialista deixou que se importasse vinho a 15 cêntimos para depois o destilarem a um preço muito superior. Um absurdo”.

O ministro da Agricultura diz saber ser “preciso ir mais longe. O Douro enfrenta um desequilíbrio entre a oferta e a procura. No plano agora entregue, propomos medidas estruturais para reduzir excedentes, ajustar o potencial produtivo e valorizar a produção”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

New Olive Varieties Awards: o primeiro concurso de azeite dedicado a variedades criadas por melhoria genética

Partilhar              O sector oleícola internacional conta com um novo certame de referência com o lançamento de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.