José Manuel Fernandes, antigo deputado no Parlamento Europeu, eleito pelo Partido Social Democrata (PSD) e membro do grupo do Partido Popular Europeu (PPE), mantém o cargo de ministro da Agricultura e Mar (ex-Ministério da Agricultura e Pescas) do Governo da Coligação AD — PSD-CDS.
José Manuel Ferreira Fernandes nasceu a 26 de Julho de 1967, em Moure, Vila Verde. É casado e tem 2 filhos.
Durante o último ano, como ministro, José Manuel Fernandes defendeu ser “essencial um Portugal coeso, com coesão económica, social e territorial”, salientou o papel fundamental dos veterinários no sucesso das explorações agrícolas, foi um dos principais promotores da Estratégia Nacional “Água que Une”, a qual defende a construção de novas barragens, e prometeu que a água do “Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz estará disponível para os agricultores em 2026“.
Quando, em Março de 2024, foi anunciado como ministro da Agricultura e Pescas, as organizações de agricultores mostraram-se “agradados” com as escolha, uma vez que José Manuel Fernandes (tal como Montenegro) era um defensor da extinção da legislação que extinguiu as Direcções Regionais de Agricultura e Pecas (DRAP). No entanto, as DRAP nunca mais voltaram. As suas competências foram integradas nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). O ministro apenas conseguiu que as DRAP ficassem sob a tutela do Ministério da Agricultura.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
