Início / Agricultura / José Luís Carneiro: incêndios florestais são “cada vez mais exigentes e complexos”

José Luís Carneiro: incêndios florestais são “cada vez mais exigentes e complexos”

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, classificou hoje, 26 de Agosto, como “cada vez mais exigentes e complexos” os incêndios florestais em Portugal.

O ministro que discursava em Portalegre, no decorrer da cerimónia de Compromisso de Honra de 291 novos militares pertencentes ao 47.º Curso de Formação de Guardas da GNR, dirigiu uma palavra de apoio aos autarcas e comunidades afectadas pelo incêndios florestais.

“Por todo o País [autarcas e comunidades] têm feito face e enfrentado estes desafios dos incêndios florestais cada vez mais exigentes e mais complexos para nós, em Portugal, mas para o conjunto dos países da União Europeia”, disse.

O governante deixou ainda uma palavra de “homenagem e solidariedade” aos agentes da Protecção Civil. “A todos e a todos é devida uma palavra de homenagem, de solidariedade, de apoio, às forças e serviços que integram o dispositivo nacional de Protecção Civil”.

No decorrer do discurso, José Luís Carneiro enalteceu o papel da Guarda Nacional Republicana (GNR) e dos bombeiros no combate aos incêndios, sublinhando que “dão o melhor de si” para defender e proteger o património ambiental, a biodiversidade e as vidas humanas.

Curso de Formação de Guardas da GNR

O 47º Curso de Formação de Guardas em Portalegre teve uma duração de cerca de oito meses, período em que foram ministradas diversas matérias relativas quer à formação geral militar, quer à formação nas áreas jurídicas e técnico-profissionais.

A formação contemplou ainda uma vertente de carácter prático (formação em exercício), com o objectivo de proporcionar aos guardas provisórios as competências para o exercício das funções da GNR.

“Por isso, o meu, o nosso muito obrigado pela escolha que fizeram, por esta entrega ao serviço público que, a partir de hoje, todos vós colocareis em prática. Sabemos que o farão com coragem, física e moral, com determinação, com resiliência e disponibilidade para servir Portugal e os valores da República”, agradeceu o ministro aos novos militares.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Empresa húngara procura fornecedores de produtos para casa e jardim, hortícolas, ferramentas e produtos de irrigação

Partilhar              Uma empresa familiar húngara, fundada em 1991, está à procura um parceiro que possa representar no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.