Início / Agricultura / João Ponte: Proposta de POSEI 2019 é bom incentivo à produção de meloa em Santa Maria

João Ponte: Proposta de POSEI 2019 é bom incentivo à produção de meloa em Santa Maria

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores, afirmou hoje, 28 de Agosto, que a proposta do POSEI para 2019 enviada à Comissão Europeia introduz uma majoração de 10% na ajuda às produções hortofrutícolas aprovadas como Identificação Geográfica Protegida (IGP) e mantém a isenção do rateio à meloa de Santa Maria, considerando que estas medidas são bons incentivos para atrair novos produtores e para aumentar a área de produção.

“No entender do Governo Regional, estas medidas são incentivos importantes para que, no futuro, particularmente no caso de Santa Maria, haja condições objectivas para um aumento de área de produção de meloa, aproveitando o potencial que existe nesta ilha para este tipo de cultura”, salientou João Ponte.

Isenção do rateio para os produtores de meloa IGP

O titular da pasta da Agricultura, que falava no final da visita à exploração agrícola de um dos pioneiros e maiores produtores de meloa em Santa Maria, frisou, como exemplo, que a isenção do rateio para os produtores de meloa IGP no POSEI 2019 vai levar a que o valor da ajuda por hectares apresente, em relação a 2017, um aumento superior a 20%.

Para o Governo dos Açores, o POSEI continua a ser um “instrumento estratégico para assegurar um crescimento sustentável” nas áreas da horticultura, da floricultura, da fruticultura e da vitivinicultura.

Diversificação agrícola cresceu 25% nos Açores

“Ano após ano, temos aperfeiçoado o POSEI com a introdução de novas medidas que visam aumentar as produções, sem esquecer a área da diversificação agrícola”, disse João Ponte, acrescentando que, nos últimos dois anos, a área da diversificação agrícola cresceu 25% nos Açores, representando mais 700 hectares.

O secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou ainda que, apesar de se ter verificados nos últimos anos um acréscimo na área afecta à produção de meloa IGP em Santa Maria, passando de cinco para sete hectares, este ano, devido à seca, a produção poderá diminuir, com impacto muito significativo na redução do calibre da meloa.

Seca está a condicionar a produção

“A expectativa seria aumentar a produção de 54 toneladas atingidas em 2017, mas a seca está a condicionar a produção este ano”, admitiu João Ponte.

A proposta açoriana para o POSEI 2019, afirmou o secretário Regional, reflecte mais uma vez a aposta estratégica do Governo em potenciar a diversificação agrícola, com um aumento da dotação orçamental em cerca de 10%.

Apesar de estarem em causa pequenas áreas, João Ponte salientou que a adesão dos agricultores à produção de meloa e o trabalho feito pelo Associação Agrícola e pela Cooperativa AgromarienseCoop no sentido de valorizar a meloa de Santa Maria tem contribuído para uma maior rentabilidade e rendimento dos produtores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.