A FNA 25 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, que decorre no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, até 15 de Junho, foi hoje, 12 de Junho, o local da entrega do prémio “Jovem Agricultor do Ano”. A vencedora é Joana Maria Vacas Freixa.
O evento, também um importante fórum para debater temas cruciais do sector agrícola, contou com a presença de responsáveis políticos que demonstram um claro apoio à agricultura, refere uma nota de imprensa da organização da FNA, a cargo do CNEMA.
Joana Maria Vacas Freixa foi distinguida com o Prémio de Jovem Agricultor do Ano, no âmbito do Concurso Nacional de Jovens Agricultores, uma iniciativa da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal.
O projecto situa-se em Alcácer do Sal, na empresa Alendade Agrícola do Alentejo Unipessoal, e está relacionado com a reactivação da exploração de gado ovino e na valorização da raça merino preto, autóctone do território.
Como vencedora nacional, Joana Vacas Freixa representará Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores, em Bruxelas, onde será candidata ao título de Melhor Jovem Agricultor da Europa, com a apresentação do seu projecto no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
“Este prémio é uma enorme honra e uma motivação adicional para continuar a transformar a Herdade da Torre num exemplo de agricultura moderna, sustentável e enraizada no território. É uma homenagem à minha família e à nossa terra”, diz Joana Maria Vacas Freixa.
Este prémio foi atribuído no âmbito do Ser Jovem Agricultor em Portugal” organizado pela CAP que tem como intuito debater a liderança no sector agrícola e a agricultura regenerativa e que contou com a presença de jovens agricultores, dirigentes associativos, académicos e decisores políticos.
Conversas de Agricultura
Ainda no âmbito da Feira Nacional de Agricultura, a CAP em parceria com o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) organizou a conferência internacional Conferência: RISAgri: Medir a sustentabilidade para melhor decidir. A Rede de Informação de Sustentabilidade Agrícola (RISAgri) é uma iniciativa criada a nível da União Europeia que visa recolher dados ao nível das explorações agrícolas com o intuito de avaliar a sustentabilidade do sector agrícola.
No âmbito da discussão, teve lugar uma apresentação da Comissão Europeia (DG AGRI) sobre o enquadramento europeu da Rede, uma apresentação do GPP sobre o desenvolvimento da RISAgri em Portugal e um painel de debate sobre os temas apresentados.
Abordar as “Políticas e os Programas de Financiamento nos Apoios à Agricultura Biológica”, assim como os “Desafios e Caminhos para solucionar os constrangimentos” neste tipo de Agricultura foi o objectivo do seminário promovido pela Agrobio. Durante o dia discutiram-se os desafios e oportunidades do sector, desde a produção até à comercialização, promovendo soluções para um futuro mais sustentável.
Já o COTHN continuou a apresentar o resultado de vários projectos em que se encontra envolvido e que foram realizados no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
As décimas Jornadas Técnicas da Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura tiveram como objetivo discutir as biosoluções na Vinha e no Vinho. A “Bio-Inovação enológica” para controlar os efeitos das alterações climáticas e a “Viticultura Regenerativa nos Solos Vivos e Vinhas Resilientes” foram os temas abordados.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
