Início / Agricultura / Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o evento de referência do sector, decorreu ontem, 24 de Maio, em Santarém, na Quinta dos Anjos. O evento distinguiu as melhores empresas, práticas e projectos enoturísticos em Portugal.

Tal como tem vindo a acontecer desde a primeira edição, a Apeno — Associação Portuguesa de Enoturismo organizou o Prémio “num formato diferenciador, onde as tradições locais sempre se evidenciam numa noite elegante e animada”. Este ano, o evento realizou-se em Santarém, e contou com uma prova de vinhos da região Tejo, uma mostra de produtos regionais e também uma apresentação de fandango, refere uma nota de imprensa da Associação.

Os vencedores dos prémios das 15 categorias foram:

  • Melhor Enoturismo de Portugal: Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo;
  • Melhor Enoturismo Urbano: WOW;
  • Melhor Profissional: Ana Vieira Soares;
  • Melhor Estadia: Ventozelo Hotel & Quinta;
  • Melhor Restaurante: Sal na Adega;
  • Melhor Chef de Cozinha: Diogo Rocha;
  • Melhor Sommelier: Ivo Peralta;
  • Melhor Sala de Provas: Torre de Palma;
  • Melhor Empresa Turística: Abreu Viagens;
  • Melhor Projecto Inclusivo: Herdade do Rocim;
  • Melhor Projecto Sustentável: Herdade da Malhadinha Nova;
  • Melhor Loja: Garrafeira Nacional;
  • Melhor Arte e Cultura: Bacalhôa;
  • Melhor Inovação e Tecnologia: Casa Museu Interactiva de Borba;
  • Melhor Hospitalidade: Herdade do Sobroso.

Prémios de “Mérito e Incentivo”

Além destas 15 categorias, a Apeno entregou também 4 Prémios de “Mérito e Incentivo”, de forma a “homenagear o esforço e as boas práticas das empresas ou personalidades que se tenham evidenciado pelo seu trabalho no sector”. Os vencedores foram: Alexandra Maçanita, da FitaPreta; Judith Martín, da Azores Wine Company; Miguel Leal, da ML Private Tours; e Vera Magalhães, da João Portugal Ramos.

Do painel de mais de 250 jurados fizeram parte reconhecidos jornalistas do vinho e do turismo, entidades oficiais do vinho e do turismo, chefs de Cozinha e sommeliers, e até mesmo os associados da Apeno (organismos oficiais votaram em diferentes regiões da sua, e profissionais do sector e associados em pessoas e projectos alheios).

“O Prémio Nacional de Enoturismo é o evento por excelência do sector e estamos muito orgulhosos por todos os anos conseguir surpreender. Além da entrega de prémios – e este ano houve novidades e boas surpresas que só revelam que temos muitos enoturismos de excelência – tivemos dança, magia e música a abrilhantar o evento”, afirma a presidente da Apeno, Maria João de Almeida.

E acrescenta que “estamos igualmente orgulhosos de, em apenas quatro anos de existência, e na terceira edição dos prémios, termos conseguido a forte adesão dos nossos associados a esta festa, assim como das Entidades Regionais de Turismo, das Comissões Vitivinícolas, do Instituto da Vinha e do Vinho, da ViniPortugal, e dos secretários de Estado do Turismo e da Agricultura, o que revela bem o trabalho sério que estamos a fazer, a visibilidade que estamos a ter e o caminho que queremos continuar a trilhar. Parabéns a todos os premiados que todos os dias trabalham para mostrar o melhor do Enoturismo nacional”.

Tendo a Ageas Seguros como Main Sponsor do evento desde a primeira edição, o evento contou ainda com o apoio da ERT Alentejo e Ribatejo, a Câmara Municipal de Santarém, as Cidades do Vinho e AMPV, o Grupo Amorim, além de outras empresas envolvidas das mais diversas formas, como a Quinta dos Anjos, a Schott Zwiesel; Alug’Aqui, Gifts 4 Wine, GRACAL, Âncora Gold, MCoutinho, ORIGIN, Biosphere, Abreu Advogados, CVR Tejo, Yon Wine e LETRATEC. A gala de prémios contou ainda com o apoio institucional do Instituto do Vinho e da Vinha – IVV e da Revista EXAME como Media Partner.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.