Início / Agenda / Já são conhecidos os vencedores do Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco

O Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco vai ser entregue aos vencedores no dia 14 de Maio, no Montijo. Os vencedores são: Equiporave Ibérica, MSD Animal Health Portugal e De Heus Nutrição Animal.

A Feira abriu hoje as portas aos visitantes, tendo recebido a visita inaugural da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.

O Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco é uma iniciativa da Comissão Organizadora da Feira — a cargo da FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, que decorre nos dias 12, 13 e 14 de Maio, no Montijo — que tem por objectivo reconhecer o investimento das empresas expositoras nas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação, destacando os produtos, processos ou desenvolvimentos técnicos e tecnológicos expostos no certame, que aportem ao sector da suinicultura portuguesa valor acrescentado nas áreas identificadas.

O Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco pretende ser um incentivo aos desenvolvimentos comerciais mais inovadores nas áreas temáticas identificadas, promovendo assim a inovação e desenvolvimento no sector da suinicultura portuguesa.

A avaliação do Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco foi realizada por um painel de jurados independente nomeado pela Comissão Organizadora, que atribui os Prémios de acordo com os seguintes critérios:

  1. Resposta a uma necessidade ou desafio sectorial;
  2. Grau de inovação técnica ou tecnológica;
  3. Benefício sobre os resultados técnicos das explorações suinícolas;
  4. Benefício sobre os resultados económicos das empresas suinícolas;
  5. Melhoria da fiabilidade técnica dos processos zootécnicos das explorações;
  6. Melhoria do nível da sanidade dos animais;
  7. Melhoria do grau de sustentabilidade social e ambiental da exploração;
  8. Melhoria das condições de trabalho e segurança nas explorações;
  9. Aplicabilidade do desenvolvimento comercial tendo em conta a totalidade do sector.

Em cada categoria, Bem-Estar Animal, Ambiente e Nutrição, é atribuído um 1º, 2º e 3º classificados, bem como uma Menção honrosa.

Premiados: 

Prémio Inovação na área do Ambiente

Vencedor: EQUI-AMB Sistema Integrado de Gestão de Chorumes e Emissões

Empresa: Equiporave Ibérica

Descrição: Sistema EQUI-AMB que permite, ao monitorizar, registar e gerir os níveis de emissões na exploração suinícola (dentro ou ao nível das lagoas ou tanques de retenção) e actuar de forma a neutralizar as emissões NH3, CH4, H2S. Como Sistema Integrado, conta com vários produtos, como por exemplo:

  • Produtos Passivos/Estáticos: Hexa-Cover: Coberturas de lagoa; Equi-Flexitanque,

Em conjunto com

  • Produtos Activos/Dinâmicos: Fresh-Niebla 110 com moléculas anti-odor; canhões de nebulização anti-odor.

Este sistema pode ter associado um sistema de alarmística ligado ao telemóvel, portátil, etc., permitindo emitir relatórios diários/semanais das ocorrências com recurso à Certificação Europeia EN 12830:2018.

Prémio Inovação na área do Bem-Estar Animal

Vencedor:  IDAL

Empresa: MSD Animal Health Portugal

Descrição: Dispositivo de vacinação intradérmico (sem recurso a agulhas) para imunização de leitões, porcos de engorda e reprodutoras, possibilitando a resposta a exigências de mercado específicos que exigem produto livre de agulhas. Existem dois modelos disponíveis, com uma ou duas ponteiras, permitindo, respectivamente, a inoculação de uma ou duas vacinas em simultâneo. Possibilidade de sincronizar com aplicação móvel e análise de dados em plataforma digital – Tecnologia “The Idal Way”. Esta tecnologia permite rastrear os dispositivos sincronizados para controlo de serviços e revisões, e para análise das vacinas e doses administradas diariamente.

Principais características: menos stress no acto da vacinação; menos dor; menor risco de transmissão iatrogénica de agentes patogénicos entre suínos; resposta imunitária rápida e eficaz; possibilidade de associação de várias vacinas entre si; menos danos nos tecidos; ausência de agulhas partidas nas carcaças; efeitos pós vacinais reduzidos; redução do número de agulhas utilizadas em porcas e leitões no processo de vacinação.

Prémio Inovação na área da Nutrição

Vencedor:  Natural Power

Empresa: De Heus Nutrição Animal

Descrição: O programa Natural Power é um processo que se baseia em 3 pilares: Nutrição, Maneio e Saúde. Permite estabelecer um caminho claro para a produção de animais saudáveis e altamente produtivos, através da activação do seu “poder natural”, sem recurso a antibióticos, prevenindo assim a resistência antimicrobiana.

Principais características: no pilar da Nutrição, a investigação e a experiência global da De Heus permitiram desenvolver um novo modelo de formulação que, combinado com estratégias adaptadas às explorações, permite a obtenção de animais mais saudáveis e produtivos. Como vantagens, garante a obtenção de animais robustos e saudáveis; aumenta o desempenho e eficiência da exploração; previne a doença através de higiene e biossegurança; reduz a necessidade de medicações.

Pode ver o programa da XXV Feira Nacional do Porco aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

2.º Fórum da Agropecuária Biológica AçoresBio arranca a 20 de Maio no Faial

Partilhar              O 2.º Fórum da Agropecuária Biológica AçoresBio – este ano AçoresBio22 – arrancará na Ilha …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.