© Megan Thomas on Unsplash

Já conhece a nova Plataforma Agroclimática do IPMA?

O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera apresentou oficialmente, no dia 21 de Março, a nova Plataforma Agroclimática para apoio ao sector agroflorestal no seminário “Novas Ferramentas para Adaptação às Alterações Climáticas”, promovido pela CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água.

Assumindo o desenvolvimento de uma nova geração de produtos meteorológicos e climáticos, e tendo por base sinergias criadas entre as associações de agricultores de diversas fileiras, o IPMA desenvolveu “um novo conceito de ‘boletim agroclimático’ que, face aos novos desafios colocados ao sector, pretende ser inovador, quer no que diz respeito às fontes de dados utilizadas, quer na forma de disponibilização da informação”, frealça uma nota de imprensa do IPMA.

A fim de apoiar a tomada de decisões, maximizar a produção e contribuir para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, a Plataforma Agroclimática do IPMA:

  • Promove o acesso digital aos indicadores meteorológicos e climáticos com potencial impacto;
  • Substancia o acesso aos indicadores agroclimáticos, nas vertentes de análise e prognóstico;
  • Capacita os utilizadores para uma utilização indicadores agroclimáticos mais adequada;
  • Permite o acesso à informação através serviços de dados baseados em protocolos comunicação actuais;
  • Disponibiliza informação através de sistema de avisos agroclimatológicos, em função de limiares de carácter climatológicos pré-estabelecidos.

Este novo conceito de ‘boletim agroclimático’ está acessível gratuitamente através desta plataforma digital, que incorpora informação detalhada para as diversas regiões do Pais, agregada pelas diversas unidades territoriais e áreas agrícolas, com base em dados diários de observação meteorológica da rede do IPMA (in situ e remota) e de previsão numérica do tempo (modelo numérico).

A nova ferramenta disponibiliza indicadores adversos detalhados por região e tipo de cultura, como escaldão, geada, período quente, vento forte, míldio e chuva persistente, entre outros.

A plataforma encontra-se dividida em três blocos de informação, nomeadamente avisos agroclimáticos (até 10 dias de prognóstico e com sistema de notificações), a evolução temporal dos indicadores (diagnóstico e prognóstico) e, por fim, as publicações associadas (artigos e workshops).

Pode aceder à Plataforma Agroclimática do IPMA aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.