Início / Agricultura / Viticultura / IVA sobe para 23% no transporte de produtos agrícolas e aluguer de máquinas

IVA sobe para 23% no transporte de produtos agrícolas e aluguer de máquinas

O Governo, liderado por António Costa, pretende agravar imposto de algumas prestações de serviços que contribuem para a produção agrícola, com taxa de 6% de Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA). Aquacultura passa a beneficiar de imposto mais baixo, avança o Diário Económico.

Algumas prestações de serviços que contribuem para a produção agrícola vão ter agravamento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), cuja actual taxa de 6% passará para 23%. É o caso dos serviços de transporte, assistência técnica e aluguer de máquinas agrícolas.

Na actual lista de bens e serviços, com taxa reduzida de IVA, está incluída a locação, para fins agrícolas, dos meios normalmente utilizados nas explorações agrícolas e silvícolas, bem como a assistência técnica. A taxa de IVA de seis por cento estende-se ainda, actualmente, à exploração de instalações de irrigação e de drenagem.

A taxa reduzida do imposto mantém-se para as “operações de sementeira, plantio, colheita, debulha, enfardação, ceifa e recolha”, mas cai agora o transporte.

Na lista de IVA à taxa reduzida que se aplica a prestações de serviços que contribuem para a realização da produção agrícola, passará também a estender-se a taxa de seis por cento a prestações de serviços que contribuem para a realização da produção aquícola como produção de peixes, moluscos e crustáceos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Inauguração do Lagoa Wine Show 2022 recebe Rui Martinho

Partilhar              O secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, participa amanhã, 9 de Junho, pelas 19h45, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.