IPMA prevê Páscoa no continente com descida da temperatura e tempo instável

O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que a semana da Páscoa, no continente, se inicie com uma descida da temperatura e tempo instável, que se deverá manter pelo menos até segunda-feira, dia 21, como consequência da passagem sucessiva de sistemas frontais, associados a uma vasta região depressionária localizada a Noroeste da Península Ibérica.

Em comunicado, os técnicos do IPMA referem que esta informação meteorológica é válida entre as 18h35 de 14 de Abril e as 23h35 de 15 de Abril.

Assim, até ao Domingo de Páscoa, dia 20, “espera-se a ocorrência de precipitação em todo o continente, com maior intensidade nas regiões Norte e Centro, e com os maiores acumulados nas zonas montanhosas do Minho. De acordo com as previsões actuais dos modelos numéricos, o feriado de Sexta-Feira Santa (dia 18) deverá ser o dia com precipitação mais intensa e generalizada em Portugal continental, devido à passagem de um sistema frontal”, pode ler-se no mesmo comunicado.

Todavia, acrescenta, “a precipitação deverá continuar nos restantes dias, em regime de aguaceiros, que se tornarão menos prováveis no Baixo Alentejo e no Algarve. Após uma descida significativa das temperaturas no início da semana, espera-se que a mesma se mantenha relativamente estável ao longo da semana, apesar de pequenas flutuações”.

O dia mais quente deverá ser quinta-feira (dia 17), dia em que a temperatura máxima poderá superar os 20°C em alguns locais do interior e na região Sul. Nas restantes regiões esperam-se temperaturas máximas entre 15-20°C. A temperatura mínima deverá descer ligeiramente no fim-de-semana, com valores entre 10-15°C na maior parte do território, mas com valores inferiores a 10°C no interior, em especial das regiões Norte e Centro.

Como consequência desta situação meteorológica poderão também ocorrer temporariamente períodos com vento forte, em especial a partir de dia 18 na faixa costeira ocidental e nas terras altas, embora com predomínio de vento fraco a moderado do quadrante oeste na generalidade das regiões, adianta o mesmo comunicado.

Quanto à agitação marítima na costa ocidental, deverá aumentar no fim-de-semana (dias 19 e 20), com ondas de noroeste até 4 metros. Este comunicado será actualizado ao final da tarde de 15 de Abril.

Pode acompanhar as previsões e a emissão de avisos meteorológicos nos próximos dias aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.