A Divisão de Modelação e Gestão de Recursos da Pesca (DivRP) do IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera participou, nos dias 16 e 17 de Outubro, na Sessão de Trabalho sobre Pequenos Peixes Pelágicos, que decorreu em Rabat, Marrocos, a convite do Ministério da Agricultura, Pesca Marítima, Desenvolvimento Rural, e das Águas e Florestas, e da respectiva Secretaria de Estado da Pesca Marítima, do Reino de Marrocos. Em representação do IPMA, marcaram presença no evento o chefe da DivRP, João Pereira, e a investigadora Susana Garrido, reconhecida perita nas espécies de interesse.
Nas conclusões da reunião de trabalho, ficou “expressa a possibilidade de serem criadas novas oportunidades de colaboração, visando o fortalecimento do conhecimento científico e a gestão eficiente dos recursos pesqueiros”.
Além dos cientistas do Reino de Marrocos e dos representantes do IPMA, participaram na sessão delegações da Mauritânia, Senegal, África do Sul e Chile, países que beneficiam de sistemas de afloramento costeiro significativos. Estes sistemas têm um impacto directo na produtividade das águas marítimas e são fundamentais para a existência de mananciais relevantes de pequenos peixes pelágicos, avança uma nota daquele Instituto.
O Reino de Marrocos “manifestou grande interesse em fomentar a colaboração internacional no aprofundamento do conhecimento destas espécies e na gestão sustentável dos seus recursos, especialmente perante situações de sobrepesca e alterações das condições ambientais”. O IPMA, através da DivRP, partilha deste interesse, reconhecendo que “podem existir interligações relevantes entre as populações nacionais de algumas espécies e aquelas que ocorrem na costa norte-africana”, acrescenta.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
