Início / Agricultura / Investigadores da FCTUC participam na Convenção da ONU sobre a Diversidade Biológica

Investigadores da FCTUC participam na Convenção da ONU sobre a Diversidade Biológica

Sílvia Castro e João Loureiro, investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vão participar na Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (COP15: The UN Biodiversity Conference), que decorre até 19 de Dezembro, em Montreal, Canadá.

Os investigadores da FCTUC, que irão intervir numa sessão paralela amanhã, 10 de Dezembro, coordenam a equipa portuguesa no processo participativo para o desenvolvimento de estratégias nacionais para a conservação e sustentabilidade dos polinizadores, através da abordagem “Theory of Change” (Teoria da Mudança).

“A participação na COP15 permitirá apresentar os resultados do processo participativo que envolveu a partilha construtiva de conhecimentos e a identificação de uma meta comum para os polinizadores em Portugal até 2030, e das acções, actores e resultados que nos poderão conduzir a atingir essa meta”, explica Sílvia Castro, acrescentando que “só um trabalho envolvendo todas as partes interessadas permitirá encontrar soluções viáveis, adaptadas ao nosso território, em prol dos polinizadores”.

Este processo, dinamizado pela aliança internacional Promote Pollinators, conta com 25 membros da Rede Colaborativa para a Conservação dos Polinizadores – polli.NET, que durante os últimos meses têm participado em vários workshops. Helena Freitas, coordenadora do CFE e ponto de contacto em Portugal da aliança Promote Pollinators, reforça que “a protecção dos polinizadores é da maior importância para os ecossistemas e para a vida em geral”.

Toda a experiência será apresentada pela investigadora da FCTUC na sessão paralela da COP15 denominada “Pollinator protection: strengthening policies, knowledge exchange and engagement”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Câmara de Santarém atribui Medalha de Ouro ao CNEMA

Partilhar              A Câmara de Santarém condecorou hoje, 14 de Junho, o CNEMA — Centro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.