Início / Empresas / Invest in Alentejo promove aeronáutica na Farnborough Airshow Londres
Hugo Pereira Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sôr

Invest in Alentejo promove aeronáutica na Farnborough Airshow Londres

O secretário de Estado da Economia, João Neves, e o secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira, visitam a Farnborough Airshow 2022, em Londres, no dia 18 de Julho, das 13h30 às 15h30, e serão recebidos no stand português do Município de Ponte de Sôr, líder do eixo da aeronáutica da iniciativa Invest in Alentejo da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, da AED Cluster Portugal e da OGMA.

Esta participação portuguesa, com o apoio da Aicep Global Parques, terá o maior número de empresas representadas na delegação, desde o recomeço dos eventos físicos após a pandemia.

Os sectores da aeronáutica, aviação e espaço são estratégicos na atracção de investimento e aposta de crescimento económico da região Alentejo, que conta com um cluster em Ponte de Sôr e com diversas empresas destes sectores em Beja, Évora e Grândola, integrados neste eixo aeronáutico Invest in Alentejo, que tem o digital e a energia, também muito centrados no porto de Sines (ZIL – Aicep Global Parques) e que são fundamentais numa visão estratégica de longo prazo de crescimento para o Alentejo.

“A presença nesta feira internacional de Farnborough surge na sequência de um trabalho que temos vindo a fazer nos últimos anos, de promoção de oportunidades de investimento na nossa região. Acreditamos que a competitividade do Alentejo passa por mostrarmos as vantagens de investir, viver e implementar unidades de produção nesta área geográfica que tem um enorme potencial para concorrer com outras geografias desta zona do globo, com claras vantagens: as infra-estruturas, o investimento nos terrenos e valor do m2, a localização, a competitividade dos recursos humanos nos quais apostamos muitíssimo e porque não, a qualidade de vida que podemos proporcionar”, Hugo Pereira Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sôr.

A Câmara Municipal de Ponte de Sôr assumiu, em Abril de 2021, a liderança do desenvolvimento do eixo da promoção internacional do sector aeronáutico da iniciativa Invest in Alentejo. Esta responsabilidade é assumida pela autarquia no contexto económico e empresarial que tem vindo a fomentar e potenciar nos sectores aeronáutico e aeroespacial.

“Volvidos quatro anos, a ADRAL voltará ao Farnborough Air Show em Londres, com o mesmo intuito – promover o sector aeronáutico do Alentejo, dando desta forma continuidade à estratégia de internacionalização da ADRAL para a Região. Esta estratégia, que tem vindo a ser trabalhada há vários anos, tem ganho forte expressão nos últimos tempos, com resultados concretos já amplamente divulgados, que beneficiam em muito o Alentejo. Estamos convictos que esta próxima missão, organizada em parceria com o Município de Ponte de Sôr e o AED Cluster Portugal – Aeronáutica, Espaço e Defesa, será mais um caso de sucesso. E assim continuaremos trabalhando em parceria, sempre em prol do desenvolvimento do Alentejo”, refere João Grilo, presidente da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Além da existência do Aeródromo Municipal em Ponte de Sôr, uma importante infra-estrutura de apoio e desenvolvimento destas actividades, diversas medidas públicas têm contribuído para que esta infra-estrutura seja canalizada para a atracção de empresas e de investimento ligado à aeronáutica, ao espaço e à defesa com um conjunto alargado de actividades do Centro de Negócios da indústria aeronáutica aí existente.

O objectivo tem sido contribuir para a internacionalização de empresas portuguesas e atrair players internacionais. Para tal tem ainda criado diversas parcerias e organizado eventos internacionais dos sectores da defesa, aviação e aeronáutica, quer especializados – como o Portugal Air Summit – o maior evento do sector na Península Ibérica e o EuRoc- The European Rocketery Challenge -, quer para as famílias ou ainda, não menos importante, para jovens estudantes do básico ao secundário, como o CanSat.

A iniciativa Invest in Alentejo é co-financiada pelo Sistema de Apoio a Ações Colectivas (SIAC), com enquadramento no Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020 (Alentejo 2020).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Orçamento Participativo dos Açores tem 32 propostas vencedoras

Partilhar              A edição de 2022 do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) contou com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.