Início / Agricultura / Interprofissional do Vinho de Espanha lança app gratuita de gestão de custos na vinha

Interprofissional do Vinho de Espanha lança app gratuita de gestão de custos na vinha

A OIVE — Interprofissional do Vinho de Espanha acaba de lançar a Gesvid, uma aplicação para a gestão de custos de cultivo na vinha. Uma app que permite o acompanhamento a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel de até 50 variáveis diferentes relativas à exploração da vinha, em tempo real, simplificando o controlo de gastos e facilitando a diminuição de custes.

Segundo uma nota de imprensa da OIVE,  a Gesvid é uma aplicação “desenhada para facilitar o controlo de custos das explorações vitivinícolas a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel”, facilitando assim a organização aos viticultores a “aplicação das novas tecnologias às necessidades específicas de gestão da informação de custos, com acesso gratuito e anónimo, a uma simples ferramenta digital que permite a recolha e cálculo de todos os gastos envolvidos nas suas vinhas, independentemente do seu local e características”.

“A gestão de custos é um dos grandes problemas com que se deparam os viticultores, devido tanto ao número e à complexidade de variáveis que intervêm nos seus cultivos, mas também ao facto de estas variarem significativamente entre campanhas devido às condições climatéricas. A tudo isso se junta, na actual conjuntura, a necessidade de uma maior poupança e eficiência nos gastos, perante o contínuo encarecimento dos factores de produção”, realça a mesma nota.

Objectivo: eficiência e poupança

Adianta a OIVE  que a Gesvid incorpora um completo quadro de controlo integral que permite ao usuário visualizar a evolução precisa e detalhada dos seus custos de cultivo, permitindo a tomada de decisões em tempo real a partir da informação processada.

Com esta aplicação, incorporando os dados técnicos das suas vinhas, o agricultor pode controlar parâmetros como a qualidade da uva, o tempo do cultivo e a variedade e o sistema de condução e gestão, além de outros factores externos como as condiciones meteorológicas, que variam de uma campanha para outra e também entre parcelas, realça a OIVE.

Por outro lado, permite classificar as unidades de custos em três grupos: actividades, amortização e custos gerais, e o usuário pode consultar de forma gráfica a informação repartida por vinha, por hectare ou por quilo de uva produzida, além de obter um resumo global do conjunto de parcelas incorporadas na ferramenta.

Além disso, o viticultor também pode aceder a consultas sobre rendimentos (produção esperada por hectare), trabalhos de cultivo (poda, abonado, tratamentos fitossanitários e rega), amortização e outros assuntos gerais como seguros, impostos, custo da terra, etc., acrescenta a mesma nota.

Saiba tudo sobre a app Gesvid aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Componentes em cortiça by Amorim ajudam a reduzir pegada de carbono dos pavimentos

Partilhar              Os componentes de cortiça NRT62 com e sem barreira de vapor by Amorim, produtos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.