Início / Agricultura / Insecticidas. Fitofarmacêuticos com beta-ciflutrina têm de ser retirados do mercado até 20 de Janeiro de 2021

Insecticidas. Fitofarmacêuticos com beta-ciflutrina têm de ser retirados do mercado até 20 de Janeiro de 2021

A Comissão Europeia não renovou a aprovação da substância activa beta-ciflutrina, utilizada em insecticidas, porque a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos “identificou um risco inaceitável para os trabalhadores que procedem ao carregamento e à sementeira das sementes de beterraba tratadas com beta-ciflutrina”.

Assim, os Estados-membros devem retirar as autorizações de produtos fitofarmacêuticos que contenham beta-ciflutrina como substância activa, o mais tardar, em 20 de Janeiro de 2021. E qualquer prazo de tolerância concedido pelos Estados-membro deve terminar, o mais tardar, em 20 de Julho de 2021.

Batata e trigo

Além disso, nos casos de aplicações de beta-ciflutrina ao ar livre em batata e trigo, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos identificou “riscos elevados para os residentes, os artrópodes não visados e os organismos aquáticos”.

Tomate em estufa

Nos casos de utilização em tomate em estufas (permanentes e não permanentes), a Autoridade identificou também riscos inaceitáveis para os operadores e os trabalhadores e, no caso da utilização em tomate em estufas não permanentes, para os artrópodes não visados.

No entanto, o Regulamento (UE) 2020/892 da Comissão de 29 de Junho de 2020, refere que esta decisão “não impede a apresentação de um novo pedido de aprovação relativo à beta-ciflutrina”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.