Início / Agenda / Insecticidas com abamectina proibidos em cultura ao ar livre na alface, morangueiro e escarola e também no agrião-de-água

Insecticidas com abamectina proibidos em cultura ao ar livre na alface, morangueiro e escarola e também no agrião-de-água

Os insecticidas com a substância activa abamectina vão ser proibidos a partir de 20 de Agosto de 2023 nas culturas de alface (cultura ao ar livre), morangueiro (cultura ao ar livre), escarola (cultura ao ar livre) e agrião-de-água.

Explica a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária que a medida surge no âmbito da publicação do Regulamento (UE) n.º 2023/198, da Comissão, de 30 de Janeiro de 2023, que altera os limites máximos de resíduos (LMR) da substância activa abamectina.

“Atendendo à redução da dose aguda de referência (DAR) desta substância activa e consequente redução de alguns LMR, torna-se necessário cancelar ou alterar algumas das práticas agrícolas em vigor, no sentido de evitar riscos para a saúde dos consumidores”, refere o Ofício Circular n.º 2/2023 da DGAV.

Mas as alterações não se ficam por aqui. Será ainda necessário alterar as seguintes práticas agrícolas presentemente autorizadas:

  • Macieira, pereira- Aplicar até ao final da floração (BBCH 69)
  • Alface (cultura em estufa) – aplicar apenas durante os meses de Março a Outubro
  • Tomateiro (cultura em estufa) – aplicar apenas durante os meses de Março a Outubro
  • Pepino (cultura em estufa) – não efectuar mais de 2 aplicações
  • Aboborinha ou “courgette” (cultura em estufa) – não efectuar mais de 2 aplicações
  • Morangueiro (cultura em estufa) – não efectuar mais de 2 aplicações.

Adianta ainda Ofício Circular n.º 2/2023 que “dado que o Regulamento é aplicável a partir de 20 de Agosto de 2023, recomenda-se que, na utilização de produtos fitofarmacêuticos contendo abamectina, sejam desde já consideradas as práticas agrícolas a cancelar/alterar”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.