Início / Agricultura / Inovcluster e CCDR Centro representaram a região Centro em Helsínquia

Inovcluster e CCDR Centro representaram a região Centro em Helsínquia

A Smart Regions 2.0 Conference – Maximising Europe’s innovation potential, organizado pela Comissão Europeia, decorreu entre os dias 1 e 2 de Junho. A segunda edição do evento teve lugar em Helsínquia, na Finlândia e proporcionou a oportunidade das autoridades nacionais e regionais partilharem experiências de como a especialização inteligente foi implementada nos seus países e regiões.

O evento proporcionou à Inovcluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e à CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a “oportunidade de compartilhar experiências entre projectos apoiados pelos Fundos Estruturais de Investimento e outros programas e políticas da UE, e permitiu aprender com a experiência de outras regiões e encontrar parceiros de cooperação em toda a UE”, diz um comunicado da InovCluster.

Na visão de Cláudia Soares, directora executiva da Inovcluster, “este é um projecto de continuidade e, portanto, acaba por ser um momento óptimo, uma excelente oportunidade para dinamizar relações de complementaridade e cooperação com outros países”. O facto de estarem presentes, continuou, também potencializa “oportunidades para integrar projectos europeus”.

A participação no evento permitiu afirmar que a região centro está “no caminho certo de desenvolvimento”, uma vez que a metodologia escolhida é semelhante à “que foi aplicada noutros países”, acrescenta aquela responsável.

Divulgação da RIS3 do Centro

A Inovcluster juntamente com os restantes clusters da Região Centro em articulação com a CCDRC, assumem o papel de divulgação e capacitação da RIS3 do Centro – Estratégia de Especialização Inteligente da Região Centro de Portugal. Neste evento, além de divulgar a RIS3 da região, constituiu uma oportunidade para debater o futuro da inovação no contexto do desenvolvimento regional europeu com altos representantes das instituições europeias e dos governos nacionais e regionais. As conclusões da discussão serão um importante contributo para a discussão sobre o futuro da Política de Coesão pós-2020.

Da participação neste evento, Cláudia Soares destaca como mensagem principal a importância da cooperação intra e inter-regional, valorizando a articulação ao nível dos vários sectores. A destacar áreas prioritárias, nomeadamente o crescimento digital, a economia circular, o agro-alimentar ou a modernização industrial.

A Inovcluster regressa com um conjunto de novas oportunidades de colaboração com outras regiões europeias e a participação em novos projectos financiados.

Em 2014, as estratégias de especialização inteligente foram introduzidas na Política de Coesão da União Europeia como base para o investimento em pesquisa e inovação. Como resultado, mais de 120 estratégias foram estabelecidas para moldar investimentos de 2014 a 2020.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.