Início / Agenda / Inovação da indústria náutica no Alto Minho em debate a 17 de Março

Inovação da indústria náutica no Alto Minho em debate a 17 de Março

O dia 17 de Março será dedicado à inovação náutica no Alto Minho no âmbito do projecto Capiten (Atlantic Cluster for Technological and Economic Innovation in the Nautical Sector). A parte da manhã vai ser preenchida com reuniões de trabalho com empresas e a partir das 16 horas realiza-se um webinar sobre o tema da “Inovação na Indústria Náutica no Alto Minho”.

O projecto Capiten está a ser promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) em parceira com 16 outras entidades de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Escócia. Este projecto de cooperação territorial europeia, financiado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, pretende promover e impulsionar a inovação nestes sectores de actividades, assim como reforçar o conhecimento junto dos parceiros e investidores.

Ao longo dos últimos anos, o Alto Minho tem reforçado o seu posicionamento como destino náutico por excelência no turismo, no desporto, nas actividades de lazer e também na indústria e inovação

Durante a parte da manhã, serão realizadas reuniões de trabalho online com várias empresas do sector da animação turística, indústria náutica e municípios para dar a conhecer o projecto e serem apresentados os trabalhos desenvolvidos e os resultados do último ano. Vão ainda ser debatidas as oportunidades e desafios que o destino Alto Minho apresenta num cenário pós-pandemia.

Webinar

Às 16 horas será realizado um webinar online com o tema “Inovação na Indústria Náutica no Alto Minho”, moderado pela jornalista Elsa Moura, da RUM – Rádio Universitária do Minho.

O webinar contará com a participação de vários convidados, entre eles o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa; o administrador dos portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Joaquim Gonçalves; o director geral da Brunswick Marine, Alain Afonso; o presidente da Asociación Gallega de Atividades Náuticas, Manuel Soliño; e o presidente da direcção da Comunidade Portuária de Viana do Castelo, Luís Paz Silva.

O evento será transmitido em directo no Facebook (aqui) e Youtube da CIM Alto Minho (aqui).

Estes eventos no âmbito do projecto Capiten “reforçam a aposta que tem vindo a ser feita pelos municípios do Alto Minho no sector da náutica, inserindo-se ainda num projecto mais amplo de âmbito intermunicipal – a Estação Náutica do Alto Minho, que está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho, em conjunto com entidades e organizações locais e regionais do ensino superior, do sector associativo empresarial e empresas que detêm competências na área da náutica”, realça a organização do encontro.

O reconhecimento da região do Alto Minho, em 2018, como uma das Estações Náuticas de Portugal, permitirá “reforçar uma rede de actuação conjunta de âmbito local e regional que agregue, fomente e consolide todos os recursos e serviços relacionados com o sector, garantindo uma oferta integrada, competitiva e de qualidade, que promova o território como um destino de excelência para a prática de actividades náuticas”, acrescenta a mesma fonte.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.