InnovPlantProtect leva Seminário à FNA 25 sobre impacto dos CoLABs na agricultura e agroalimentar

O InnovPlantProtect (InPP) promove o seminário “Seis anos de inovação: O caminho dos CoLABs para o futuro dos sectores agrícola e agroalimentar”, já no próximo dia 11 de Junho, a partir das09h30 e até às 11h00, no palco central no Espaço InsectERA, localizado nos Claustros Centrais no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém. A participação é gratuita.

O Seminário, inserido na FNA 25 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, que decorre este até 15 de Junho, tem como objectivo “revelar como os CoLAB [Laboratórios Colaborativos] das áreas agrícolas e agroalimentar em Portugal estão a contribuir para a criação de valor, transferência de conhecimento e como estão a revolucionar os sectores agrícola e agroalimentar”, refere um comunicado de imprensa do InPP.

O seminário “Seis anos de inovação: O caminho dos CoLABs para o futuro dos sectores agrícola e agroalimentar” pretende apresentar os resultados práticos e o impacto real de seis Laboratórios Colaborativos (CoLAB) em Portugal – InnovPlantProtect, Colab4Food, FeedInov, Food4Sustainability, MORE e SmartFarmCoLAB — infra-estruturas de interface, que são pilares essenciais do Sistema Nacional de Inovação (SNI) e têm “um papel crescente e essencial nas dinâmicas de inovação para a agricultura e a agroalimentar”.

O evento é composto pela mesa redonda intitulada “Inovação em acção: Os resultados e impactos dos CoLAB na Agricultura e Agroalimentação”, que contará com a participação de elementos das equipas dos CoLAB que apresentarão os resultados práticos dos seus laboratórios colaborativos e as suas contribuições reais para os sectores da Agricultura e Agroalimentação, reflectindo tanto as conquistas como o impacto da sua actividade. A mesa redonda contará com a moderação de Sofia Couto, Gestora da Rede de CoLAB, da Agência Nacional de Inovação (ANI).

A segunda mesa redonda “Parcerias para o futuro: Como os CoLABs estão a impulsionar a inovação no sector agrícola e agroalimentar” terá as intervenções de empresas parceiras de cada um dos CoLABs, como Fertiprado, SenseTest, IACA — Associação Portuguesa de Industriais de Alimentos Compostos para Animais, Building Global Innovators (BGI), Deifil Technology, TeroMovigo, que falarão da sua visão em relação às mais valias destas entidades de interface e inovação, do ponto de vista de quem colabora directamente com elas. A mesa redonda contará com a moderação de Isabel Martins, directora da revista Vida Rural.

A sessão de encerramento contará com os directores executivos de cada CoLAB: António Saraiva do InnovPlantProtect, Miguel Teixeira do Colab4Food, Ana Sofia Santos do FeedInov, Nuno Serra do Food4Sustainability, Albino Bento do MORECoLAB) e Helena Vazão do Smartfarmcolab). A sessão encerrará com a intervenção da Anpromis — Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, associado fundador do InnovPlantProtect.

A iniciativa, que se insere na Feira Nacional da Agricultura (FNA) 2025, que este ano tem como tema “Biosoluções”, e será o palco para explorar as inovações que estão a moldar o futuro do sector, reúne diferentes representantes do ecossistema de inovação, para mostrar o papel dos CoLAB no estímulo à transferência de conhecimento e disponibilização de inovação para a agricultura e a agroalimentar em Portugal, criação de valor e de fixador de recursos humanos altamente qualificados no território nacional.

As inscrições para o evento são gratuitas, mas obrigatórias (aqui) devido à capacidade limitada do espaço.

Programa completo aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.