Início / Agricultura / InnovPlantProtect inaugura novas instalações em Elvas

InnovPlantProtect inaugura novas instalações em Elvas

O novo espaço do InnovPlantProtect (InPP) vai ser oficialmente inaugurado nesta quinta-feira, dia 28 de Julho, pelas 14h30, no edifício do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) – Polo de Elvas, que envolveu um investimento de 2,8 milhões de euros.

A sessão de inauguração contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

O InPP deu início às obras das instalações definitivas no edifício do INIAV Elvas, associado fundador no InPP, a 18 de Janeiro de 2021, e está agora a funcionar em pleno, depois de concluída toda a remodelação do edifício e de instalados todos os equipamentos.

A inauguração marca uma nova etapa do laboratório colaborativo (CoLAB), em que se pretende dar continuidade ao desenvolvimento de novos produtos (novos biopesticidas e novas plantas resistentes) e serviços prestados aos agricultores, bem como ao nível social e regional, na medida em que se posiciona como um pólo de atracção de investimento para a região do Alentejo e impulsiona também a criação de emprego qualificado e a densificação do Interior do País, refere uma nota de imprensa do CoLAB.

Após a sessão de inauguração, será realizada a apresentação do CoLAB por parte de Margarida Oliveira, presidente do conselho de administração do InPP, e de Pedro Fevereiro, director executivo. O evento terminará com uma visita às novas instalações.

“Um marco fundamental”

Este é um marco fundamental na história do InPP, dos seus associados, membros dos órgãos sociais e parceiros, e uma ferramenta essencial para o futuro da instituição, sendo central na afirmação da missão de desenvolver soluções inovadoras, biológicas e digitais, para promover modos de produção agrícola mais seguros, sustentáveis e produtivos, ajustáveis às variações introduzidas pelas alterações climáticas na região do Alentejo, acrescenta a mesma nota.

O InnovPlantProtect (InPP) é um laboratório colaborativo (CoLAB) criado para desenvolver soluções inovadoras de base biológica para proteger as culturas de pragas e doenças, e prestar serviços de diagnóstico e monitorização, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua protecção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas, cujos efeitos nocivos já são visíveis em muitos países, inclusive em Portugal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Crédito Agrícola aposta na descentralização e proximidade com concelho da Póvoa de Varzim

Partilhar              A Caixa de Crédito Agrícola reabriu a sua agência de Balasar, concelho de Póvoa de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.