A Marinha Portuguesa informa que, ontem, ao final do dia, foi iniciado o reboque ao navio mercante Felicity Ace, sinistrado ao largo dos Açores. O navio, aparentemente estável, não apresenta focos de incêndio no exterior nem interior, registando-se contudo uma temperatura elevada na zona central, sem que haja fumos na sua estrutura.
Ao local chegou ontem, 24 de Fevereiro, uma equipa de peritos, transportada por um helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa, que deu início ao reboque do Felicity Ace. O navio patrulha oceânico NRP Setúbal, da Marinha Portuguesa, permanece no local “prestando a assistência necessária, monitorizando permanentemente a estabilidade do navio e eventuais focos de poluição na água, que até ao momento não se registaram”. O NRP Setúbal irá continuar de missão na Zona Marítima dos Açores nos próximos dias.
Segundo uma nota de imprensa da Marinha, o reboque dirige-se agora para uma área a cerca de 60 milhas (o equivalente a 111 quilómetros) a sudeste da Ilha do Faial, que permitirá reforçar o sistema com uma equipa de peritos, a ser transportada para o local por helicóptero civil.
O Capitão do Porto da Horta encontra-se a acompanhar o plano das operações de reboque.
O navio mercante Felicity Ace, que navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 km) a sudoeste da Ilha do Faial, sofreu um incêndio a bordo no passado dia 16 de Fevereiro. Os 22 tripulantes foram resgatados e transportados em segurança para o aeroporto da Horta.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
