Início / Agricultura / INE. Seca severa e extrema obriga à suplementação extraordinária dos efectivos pecuários

INE. Seca severa e extrema obriga à suplementação extraordinária dos efectivos pecuários

A seca meteorológica severa e extrema, no final de Janeiro, afectava 45% do território continental. Um dos sectores mais penalizados tem sido a produção pecuária, em particular a extensiva, devido às fracas condições de pastoreio, que obrigam a uma suplementação extraordinária destes efectivos, referem as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Janeiro.

Nas regiões mais afectadas pela seca severa ou extrema (Sul e interior Norte e Centro), as “condições de pastoreio agravaram-se, sendo muito deficitárias nas pastagens de sequeiro. O recurso a forragens armazenadas, palhas e rações industriais nos efectivos explorados em regime extensivo tem sido bastante superior ao normal para a época, o que penaliza o sector agro-pecuário devido ao aumento dos custos de produção” refere o INE.

E salienta que entre Setembro e Dezembro de 2021 o preço dos alimentos para animais aumentou 17%.

Janeiro muito seco e quente

O mês de Janeiro caracterizou-se, em termos meteorológicos, como muito seco e quente. O valor médio da quantidade de precipitação, 13,9mm, correspondeu apenas a 12% do valor normal (1971-2000), posicionando este Janeiro como o segundo mais seco desde 2000 e o sexto dos últimos 90 anos.

Quanto à temperatura, o valor médio de 9,7°C foi superior em 0,8°C à normal 1971-2000, sobretudo devido às elevadas temperaturas máximas, que registaram o valor mais elevado desde 1931 (15,3°C).

No final de Janeiro, e de acordo com o índice meteorológico de seca PDSI , observou-se um agravamento significativo da situação de seca meteorológica, que já abrange a totalidade do território continental. As classes mais intensas (severa e extrema) ocupavam 45% do território (9% no final de Dezembro), particularmente nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, mas também em extensas zonas dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Évora e Portalegre.

De referir que a severidade expressa por este índice é ainda inferior à verificada na seca de 2005 (a mais intensa desde que existem registos), onde, no período homólogo, 75% do continente se encontrava nestas classes de seca. O teor de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, baixou consideravelmente face ao final do mês anterior, registando valores próximos do ponto de emurchecimento permanente em algumas áreas do interior Norte e da região Sul.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja tem entrada gratuita a 2 de Maio no Dia de Beja

Partilhar              A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.