Início / Agricultura / INE: produtividade média do olival para azeite ultrapassa pela primeira vez as 3 toneladas por hectare

INE: produtividade média do olival para azeite ultrapassa pela primeira vez as 3 toneladas por hectare

O Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê uma produtividade média do olival para azeite superior a 3 toneladas por hectare, a mais elevada da série (1986-2021). Uma evolução ajudada pelo peso crescente dos olivais intensivos de regadio. Na azeitona de mesa a produtividade deverá, pela segunda vez desde 1986, ultrapassar as 2 toneladas por hectare.

Segundo as previsões agrícolas, em 31 de Outubro, do INE, a apanha da azeitona, que teve início em meados de Outubro nos olivais tradicionais e no final do mês nas variedades mais precoces dos olivais em sebe, prossegue sem incidentes. Após um ano de contrassafra, a floração e o vingamento decorreu com condições meteorológicas muito favoráveis, originando, de uma forma geral, uma carga de frutos significativamente superior à alcançada na campanha anterior.

O desenvolvimento e maturação da azeitona também decorreu normalmente, com a chuva de final de Outubro a, previsivelmente, permitir um aumento no calibre das azeitonas em alguns olivais tradicionais de sequeiro do Centro e Sul, após o prolongado estio dos meses de Junho a Agosto.

Globalmente, a conjugação destes aspectos com o peso crescente dos olivais intensivos de regadio (onde um maior controlo dos aspectos agronómicos minimiza os impactos dos factores ambientais sobre as culturas) permite estimar uma produtividade média superior a 3,0 toneladas por hectare, a mais elevada da série (1986-2021).

Azeitona de mesa

Na azeitona de mesa a produtividade deverá, pela segunda vez desde 1986, ultrapassar as 2 toneladas por hectare (em 2015 atingiu as 2,36 toneladas por hectare). De referir que, face a este aumento previsto, instalou-se alguma preocupação nos produtores, principalmente em Trás-os-Montes, relativamente à disponibilidade e custo da mão-de-obra para a apanha desta cultura, com um período de oportunidade de colheita muito limitado, acrescentam os técnicos do INE.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.