Início / Agricultura / INE: produtividade dos cereais praganosos deverá cair 10%

INE: produtividade dos cereais praganosos deverá cair 10%

A campanha dos cereais praganosos está fortemente marcada pela seca. As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Maio, globalmente apontam para uma diminuição generalizada da produtividade dos cereais praganosos em 10%, sendo de 15% no trigo duro e aveia.

Referem os técnicos do Instituto Nacional de Estatística que os cereais de Outono-Inverno encontram-se em plena maturação, apresentando, de um modo geral, fraco desenvolvimento vegetativo.

Embora se observem searas com povoamentos regulares e espigas bem desenvolvidas, sobretudo as instaladas em solos de maior aptidão cerealífera, que beneficiaram da precipitação de Março e Abril, a maioria das searas, semeadas no cedo e/ou em solos mais delgados, apresenta povoamentos pouco homogéneos e espigas curtas, devido ao espigamento precoce provocado pela falta de humidade e elevadas temperaturas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.