Início / Economia / INE: Produção industrial continuou a desacelerar em 2019

INE: Produção industrial continuou a desacelerar em 2019

O total das vendas de produtos e prestação de serviços na indústria, em 2019, atingiu 94,1 mil milhões de euros, representando um aumento nominal de 2,7% face ao ano anterior (+7,1% em 2018), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As actividades que registaram os contributos positivos mais significativos para o crescimento verificado no total da indústria, foram a Fabricação de veículos automóveis e as Indústrias alimentares com +1,5 p.p. e +0,4 p.p., respectivamente.

Agroalimentar continua a crescer

As divisões 10, Indústrias alimentares e 29, Fabricação de veículos automóveis reboques, semi-reboques e componentes para veículos automóveis, apresentaram o 1º e 2º maiores pesos no total de vendas e prestação de serviços, totalizando 11,9 mil milhões de euros e 11,7 mil milhões de euros, respectivamente. Ambas as divisões registaram variações positivas, de 3,2% e 13,0%, respectivamente (+3,9% e +33,3% pela mesma ordem, em 2018).

O valor das vendas de produtos e da prestação de serviços industriais registou 94,1 mil milhões de euros em 2019, representando um aumento de 2,7% face ao ano anterior (-4,4 p.p. que em 2018).

As actividades que registaram os contributos positivos mais significativos para o crescimento verificado no total da indústria, foram a Fabricação de veículos automóveis, as Indústrias alimentares e a Reparação, manutenção e instalação de máquinas e equipamentos, com +1,5 p.p., +0,4 p.p. e +0,3 p.p., respectivamente.

As actividades que contribuíram negativamente foram a Electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, com -0,5 p.p., as Indústrias metalúrgicas de base e a Indústria do couro e dos produtos de couro, ambas com -0,2.p.p..

Pode ler o documento completo do INE aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PAN defende renaturalização e interdição da caça no Parque Natural da Serra da Estrela

Partilhar              A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, entregou na Assembleia da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.