Início / Agricultura / INE prevê segunda maior produção de maçã dos últimos 35 anos. Mais de 340 mil toneladas

INE prevê segunda maior produção de maçã dos últimos 35 anos. Mais de 340 mil toneladas

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 30 de Setembro de 2021, apontam para aumentos de produção generalizados nas fruteiras e vinhas. Destaque para as pomóideas, onde estima que na maçã se venha a alcançar a segunda maior produção dos últimos 35 anos, com mais de 340 mil toneladas, e que a pêra possa chegar às 183 mil toneladas, 10% acima da média do último quinquénio.

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2021, do INE, “o ciclo produtivo das maçãs decorreu de forma bastante favorável nas principais regiões produtoras. Em Trás-os-Montes, com a colheita a decorrer em pleno ao longo do mês de Setembro para a maioria das variedades, confirmam-se as estimativas de aumentos significativos de produção (superiores a 30%)”.

Acrescentam os técnicos dos INE que a “carga de frutos foi elevada, resultante de uma boa floração/vingamento dos frutos, tendo inclusivamente obrigado a que em muitos pomares, mesmo após a monda química e a normal queda fisiológica de frutos de Junho, houvesse necessidade de realizar uma monda manual selectiva, por forma a alcançar frutos de calibre comercializável em fresco”.

No Ribatejo e Oeste, onde a colheita das variedades do grupo das Fuji ainda se prolongará por Outubro, o INE estima aumentos entre os 10% (nas variedades do grupo das Galas, as predominantes na região) e os 40% (no grupo das Fuji).

No grupo das Golden, Reinetas e Granny a produção deverá ser idêntica à da campanha anterior. “Globalmente a produção deverá rondar as 341 mil toneladas, 20% superior à alcançada em 2020, o que, a confirmar-se, colocará esta campanha como a segunda com maior produção dos últimos 35 anos (a mais produtiva foi a de 2019, com 368 mil toneladas). A qualidade é de um modo geral boa, com alguma quebra de grau Brix e de calibre em relação ao ano passado”, acrescenta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2021.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.