INE prevê queda de 10% na produtividade das vinhas para vinho em 2025

As previsões dos técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para uma diminuição global da produtividade das vinhas para produção de vinho de 10%, face a 2024 e à média das últimas cinco vindimas, com especial destaque para os decréscimos estimados nas regiões vitivinícolas do Douro (-20%, face a 2024) e de Lisboa e Alentejo (-15%).

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Agosto de 2025, “preocupam ainda os efeitos que as elevadas temperaturas possam ter na produção vinícola, com elevados riscos de escaldão, principalmente nas vinhas não regadas, com menor vigor vegetativo e/ou maior exposição solar”.

No final de Julho, adianta o documento, as vinhas para produção de vinho apresentavam-se entre o estado fenológico “L – fecho do cacho” (na zona dos Vinhos Verdes) e os estados “M – pintor” / “N – maturação” (Ribatejo e Alentejo), com teores de açúcar que já ultrapassavam os 9% de álcool provável, prevendo-se uma vindima faseada, prolongada e, de um modo geral, ligeiramente mais tardia que na passada campanha.

As condições meteorológicas na Primavera, nomeadamente a conjugação de precipitação intensa com temperaturas amenas, conduziram, por um lado, a uma menor diferenciação floral, com a formação de menos cachos por videira, e por outro, ao desenvolvimento de doenças fúngicas, em especial de míldio, comprometendo o potencial produtivo das vinhas.

Pode ler o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Agosto de 2025 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Bridgestone lança primeiro pneu agroindustrial VH-IND

Partilhar              A Bridgestone, líder global em pneus premium e soluções de mobilidade sustentável, anunciou o seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.