As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Março, apontam para uma campanha de cereais a decorrer dentro da normalidade, apesar de algumas searas começarem a evidenciar sintomas de asfixia radicular. Por outro lado, a intensa precipitação condicionou também a realização das adubações de cobertura e a aplicação de fungicidas.
Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2025, do INE, o mês de Março caracterizou-se, em termos meteorológicos, como muito chuvoso e frio. O valor médio da precipitação foi de 177,5mm, com um desvio de +100,1mm (+129%) em relação à normal 1991-2020, posicionando este mês como o quinto mais chuvoso desde 2000.
E acrescenta que os cereais praganosos de Outono/Inverno encontram-se no fim do encanamento, apresentando um desenvolvimento vegetativo normal para a época. No entanto, as searas instaladas nos solos delgados e com problemas de drenagem evidenciam sintomas de asfixia radicular, acrescentam os técnicos do INE.
Por outro lado, a intensa precipitação de março condicionou também a realização das adubações de cobertura e, simultaneamente, promoveu a lixiviação do azoto, dificultando ainda a aplicação de fungicidas, o que potenciou o aparecimento de septoriose nas searas mais adiantadas.
Pode ler o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2025 aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
