Início / Agricultura / INE: há incerteza no início da campanha dos cereais de Inverno

INE: há incerteza no início da campanha dos cereais de Inverno

A escassa precipitação ocorrida durante os últimos três meses no Alentejo (principal região produtora de cereais de Inverno, com cerca de 4/5 da produção total nacional), aliada à subida dos preços dos meios de produção, moderou as expectativas quanto a um potencial aumento da área semeada destas culturas (em reacção à evolução das cotações do último ano nos mercados internacionais), refere o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Dezembro de 2021.

Explicam os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) que assim, e enquanto os produtores aguardam por condições agrometeorológicas mais favoráveis para a realização dos trabalhos de sementeira, as previsões, em 30 de Novembro, apontam para a manutenção, face à campanha anterior, da superfície de cereais praganosos, nomeadamente de aveia, o de instalação mais precoce.

Produção de milho para grão aumenta 5%

Por outro lado, acrescentam os técnicos do INE que a colheita do milho de regadio para grão estava, no final do mês, praticamente terminada. Apesar de algumas situações de espigas não completamente desenvolvidas no seu ápice e de acama de searas provocadas pela forte precipitação (Baixo Mondego), no geral as condições meteorológicas foram muito favoráveis para o desenvolvimento vegetativo e para a secagem do grão. A produção global (de regadio e de sequeiro) deverá aumentar 5%, face a 2020, alcançando as 716 mil toneladas.

De referir que, apesar de algum ajuste na tendência altista que esta commodity agrícola apresentou até Maio de 2021, os produtores conseguiram, na grande maioria, obter preços de venda significativamente superiores aos alcançados nas campanhas anteriores (+35%, face a Novembro de 2020), atenuando o efeito do aumento dos preços dos meios de produção.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PAN defende renaturalização e interdição da caça no Parque Natural da Serra da Estrela

Partilhar              A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, entregou na Assembleia da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.