Início / Agricultura / INE: condições climatéricas da Primavera foram favoráveis ao desenvolvimento das pastagens

INE: condições climatéricas da Primavera foram favoráveis ao desenvolvimento das pastagens

As condições climatéricas ocorridas durante a Primavera (exceptuando Março, que foi muito seco) foram favoráveis ao desenvolvimento das pastagens e promoveram um aumento de biomassa da generalidade das culturas destinadas à alimentação dos efectivos pecuários, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Julho de 2021.

E acrescenta que, salvo em zonas mais húmidas (nomeadamente no Oeste e no litoral Norte e Centro), as pastagens de sequeiro e as espontâneas já concluíram o seu ciclo vegetativo, tendo conseguido garantir até ao início do Verão a alimentação dos efectivos produzidos em regime extensivo, com contribuições pontuais de fenos, palhas, silagens e/ou alimentos concentrados em quantidades inferiores às da campanha anterior.

Ao longo do mês continuaram a efectuar-se cortes, fenação e enfardamento de forragens semeadas, tal como de muita erva espontânea, com produções em geral um pouco superiores ao registado no ano passado.

Junho normal em termos meteorológicos

O mês de Junho caracterizou-se, em termos meteorológicos, como normal, quer relativamente à temperatura do ar, quer em relação à precipitação. A temperatura média do ar, 19,4ºC, foi igual ao valor da normal (1971-2000), e o valor médio da quantidade de precipitação, 30,8mm, apenas apresentou um desvio para a normal de -1,4mm.

De referir que a precipitação verificou-se essencialmente na segunda década do mês, com a ocorrência de fenómenos meteorológicos severos (granizo, trovoadas e rajadas de vento forte) em especial nas regiões do Norte e Centro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Italiano Mirko Giannella vence final do Concurso Internacional de Corte de Presunto Ibérico

Partilhar             more  O italiano Mirko Giannella foi o vencedor da final do Concurso Internacional de Corte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.