Início / Agricultura / INE: com aumento do preço, superfície plantada de tomate para a indústria deverá rondar os 16 mil hectares

INE: com aumento do preço, superfície plantada de tomate para a indústria deverá rondar os 16 mil hectares

O Instituto Nacional de Estatística (INE), nas suas previsões agrícolas, a 31 de Maio, prevê que a área instalada de tomate para a indústria alcance os 16 mil hectares, mais 20% face à campanha anterior, tendo como base os dados de contratação entre os primeiros transformadores aprovados (indústria transformadora de tomate) e as organizações de produtores ou produtores individuais, sendo a subida do preço pago ao produtor o principal motivo apontado para este significativo aumento.

Referem os técnicos do Instituto Nacional de Estatística que, no tomate para a indústria, as plantações iniciaram-se na última semana de Março e, apesar de algumas dificuldades devido às chuvas fortes de Abril, já se encontram praticamente concluídas.

Área de batata semelhante à da campanha anterior

Por outro lado, as plantações precoces de batata, geralmente de sequeiro, registaram um atraso devido ao frio intenso de Janeiro e aos períodos muito chuvosos de Fevereiro, sendo que apenas em Março foi possível recuperar algum deste atraso.

Na batata de regadio também apenas foi possível concluir as plantações no decorrer do mês de Maio, uma vez que a intensa precipitação de Abril impediu a sua conclusão mais cedo. Estima-se que a área plantada seja semelhante à do ano anterior (20 mil hectares).

De referir que as emergências foram boas, com um desenvolvimento vegetativo regular e povoamentos homogéneos, com registos pontuais de ataques de míldio.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.