Os técnicos da indústria papeleira vão estar esta sexta-feira dia 14 de Outubro às 9h30 em Alvares, Góis, para falar sobre temas como o licenciamento (RJAAR), a instalação e a manutenção de povoamentos de eucalipto.
A acção de informação insere-se no Projecto Melhor Eucalipto, e vai ter como oradores técnicos da CELPA – Associação da Indústria Papeleira e do RAIZ (Instituto de Investigação da Floresta e do Papel).
O programa do evento, dirigido a proprietários de eucaliptal, foi desenvolvido em parceria com a ACFPIN – Associação para a Certificação Florestal do Pinhal Interior Norte e decorrerá no quartel dos Bombeiros Voluntários de Góis, secção de Alvares.
Os municípios que compõem a Área Intermunicipal de Coimbra, a que Góis pertence, são responsáveis por 20% da produção nacional de madeira de eucalipto. Segundo estimativas da CELPA, o potencial teórico de aumento de produtividade (m3/ha/ano) é de 40% se toda a área de eucalipto existente fosse rearborizada recorrendo às melhores práticas silvícolas e a plantas melhoradas.
O Projecto Melhor Eucalipto tem como objectivo a divulgação das melhores práticas disponíveis para a gestão de povoamentos de eucalipto junto de técnicos, produtores e proprietários florestais.
São várias as acções de informação planeadas para Outubro e Novembro. No site do Projecto constam também diverso tipo de informação, escrita e em vídeo, sobre as melhores práticas.
Agricultura e Mar Actual