Início / Empresas / Indústria conserveira leva projecto Conservar Afectos Femininos ao Mar Shopping Matosinhos

Indústria conserveira leva projecto Conservar Afectos Femininos ao Mar Shopping Matosinhos

O Mar Shopping Matosinhos vai receber o projecto CAF – Conservar Afectos Femininos, de 11 a 22 de Agosto. Trata-se de um projecto de ligação entre a inovação social, a intervenção social local e o empoderamento feminino, que tem como objectivo homenagear a indústria conserveira matosinhense e “suas mulheres”.

O espaço receberá iniciativas como apresentação de livros, exposições, tertúlias, apresentação e degustação do nobre produto que nasce nas conserveiras matosinhenses.

No âmbito do Programa Bairros Saudáveis, que procura fazer perdurar no tempo as memórias e as vivências, foi desenvolvido o Projecto Conservar Afectos Femininos, que regista e exalta o papel das mulheres na indústria conserveira, resultando na projecção das suas histórias de trabalho árduo e adversidades, assim como partilhas de saberes e de afectos.

As actividades propostas no decorrer deste evento visam fortalecer o sentimento de comunidade e a partilha de memórias, vivencias e experiências. Dentro da temática ambiental, em parceria com o Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, o projecto promove acções de (in) formação às mulheres: Upcycling – reutilização criativa, alimentação sustentável e sem desperdício, educação ambiental, cidadania e sustentabilidade.

Esta iniciativa conta com o apoio do Pelouro de Promoção e Apoio a Actividades nas Áreas do Desenvolvimento Económico e Dinamização do Turismo da Câmara Municipal de Matosinhos e visa promover a cidade, a sua história, o turismo industrial da indústria conserveira e um produto português de ímpar qualidade com forte tradição, uma vez que, historicamente, o município de Matosinhos assenta numa longa tradição de comunidade piscatória e indústria conserveira, em que a grande maioria das operárias do sector são as mulheres.

Foram seleccionados três territórios de intervenção para este projecto: o Conjunto Habitacional Bairro dos Pescadores, o Conjunto habitacional Biquinha e o Conjunto habitacional Carcavelos. Os territórios escolhidos são também pautados pela presença de algumas crianças em idade escolar, daí que uma intervenção junto das mulheres, terá impacto na socialização de outras gerações. Por exemplo, ao valorizar as vivências das mulheres, será também combatido o isolamento dos idosos, também este, um problema estrutural dos territórios. Assim, existirá uma intervenção a três níveis: nível individual, colectivo e territorial.

Para Sandra Monteiro, directora-geral do Mar Shopping Matosinhos, “o nosso meeting place vai estar sempre aberto para projectos tão ricos como este. A aliança entre a valorização do património social, cultural e económico, representada pela indústria conserveira e o tributo à importância e força das mulheres é, para nós, verdadeiramente inspirador. E como parte da comunidade matosinhense é uma honra que esse tributo aconteça no Mar Shopping Matosinhos”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Empresa espanhola procura novos fornecedores de madeira de bétula

Partilhar              Uma empresa espanhola, especializada na produção de mobiliário escolar (cadeiras, secretárias, etc.), procura novos fornecedores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.