Índice de produção industrial em desaceleração cresce 3,2% em Novembro

O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de 3,2% em Novembro (4,3% em Outubro). A secção das Indústrias Transformadoras registou um crescimento homólogo de 4,7% (6,2% no mês anterior).

Segundo avança o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de produção industrial registou uma variação homóloga de 3,2%, ou seja, 1,1 pontos percentuais (p.p.) inferior à observada em Outubro.

Todos os Grandes Agrupamentos Industriais apresentaram taxas de variação positivas, excepto o de Energia, cujo índice diminuiu 3,4% em Novembro (variação de -3,9% no mês anterior) e contribuiu com -0,6 p.p. para a variação do índice total.

Entre os restantes agrupamentos destaca-se o de Bens de Consumo, que apresentou um contributo de 2,1 p.p., originado por uma variação homóloga de 6,3% (4,3% em Outubro). Os agrupamentos de Bens de Investimento e de Bens Intermédios apresentaram contributos de 1,1 p.p. e de 0,7 p.p., respectivamente, resultantes de taxas de variação 7,5% e de 2,0% (12,2% e 5,8% no mês anterior), pela mesma ordem.

Variação mensal

O índice de produção industrial registou uma variação mensal de 0,8% em Novembro (-1,4% em Outubro). O agrupamento de Bens de Consumo determinou a variação do índice agregado, ao apresentar um contributo de 1,0 p.p., originado por uma taxa variação de 3,0% (0,2% no mês anterior). O agrupamento de Bens de Investimento apresentou o contributo negativo mais influente (-0,3 p.p.), em resultado de uma variação mensal de -1,7% (2,6% em Outubro).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.