Início / Agricultura / Indicações Geográficas UE-China. IVDP congratula-se com “acordo histórico” após 10 anos de negociações

Indicações Geográficas UE-China. IVDP congratula-se com “acordo histórico” após 10 anos de negociações

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) congratula-se com o acordo celebrado entre a União Europeia (UE) e a China sobre a protecção das Indicações Geográficas (IG) de ambas as partes, tratando-se, porventura, de um dos maiores acordos bilaterais de sempre neste domínio, após 10 anos em negociações.

“Trata-se de um acordo histórico e abrangente e que confere, desde já, protecção a 100 IG da EU, onde se incluem as IG Douro e Porto, Port e Oporto, passando a estar protegidas no mercado chinês”, assegura o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas.

Requisitos de certificação e controlo

O IVDP recorda que a protecção conferida a estas IG é plena, o que significa que, logo após a entrada do acordo em vigor, apenas poderão ser comercializados no mercado chinês vinhos com as designações Douro e Porto que cumpram com os seus requisitos de certificação e controlo.

Este acordo bilateral prevê ainda que, 4 anos após a sua entrada em vigor, o seu âmbito de aplicação seja alargado a mais 175 IG de ambas as partes. Decorrido este prazo, sublinha o IVDP, está ainda previsto um mecanismo que permitirá acrescentar outras IG.

O IVDP tem por missão promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a protecção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense.

Por outro lado, o IVDP promove a imagem de prestígio internacional para as denominações de origem Porto e Douro, e pretende aumentar a percepção de valor pelos consumidores, baseada numa forte diferenciação dos produtos no respeito dos conceitos de denominação de origem e seu “terroir”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.