Incêndios rurais. CNA promove webinar gratuito sobre como aldeias mais seguras

A CNA — Confederação Nacional da Agricultura promove, na próxima quinta-feira, 26 de Junho, a começar às 14h30, um webinar gratuito com o tema: “Prevenir é proteger: como tornar a minha aldeia mais segura?”.

Realizar um webinar sobre o tema “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” é “particularmente relevante numa altura em que o risco de incêndios rurais é cada vez mais elevado, fruto das alterações climáticas e do agravamento das condições meteorológicas extremas”, refere uma nota de agenda da CNA.

Este programa constitui “uma das principais estratégias de prevenção e autoprotecção das populações em territórios vulneráveis, promovendo o envolvimento directo das comunidades, autarquias e entidades de protecção civil. Através da capacitação das populações e do reforço da preparação local, contribui-se para uma resposta mais eficaz a emergências, como os incêndios florestais”, acrescenta.

O webinar será “uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre procedimentos em caso de incêndio, funcionamento das zonas de refúgio, planos de evacuação e papel dos vários agentes no terreno. Além disso, permitirá destacar boas práticas já implementadas em várias regiões do país, reforçando a importância da articulação entre a população, autoridades locais, GNR, bombeiros e técnicos do ICNF”, realça a CNA.

Num contexto marcado pelo envelhecimento das populações rurais, isolamento e falta de recursos, a disseminação de conhecimento e a partilha de experiências tornam-se fundamentais. Este webinar pretende, assim, sensibilizar, informar e capacitar os participantes, promovendo uma cultura de prevenção e segurança que pode fazer a diferença na protecção de vidas humanas e do património natural e construído.

Esta acção integra um projecto no contexto de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR 2020 e co-financiado pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.

A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.