Início / Empresas / Inaugurado o Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo

Inaugurado o Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo

O Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo já foi inaugurado. Tem como principal objectivo promover o legado histórico e etnográfico de Soajo, através da promoção e valorização do património cultural e natural. Este museu tem um discurso interpretativo acessível a escolas, turistas e à própria comunidade local.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, do presidente da Junta de Freguesia de Soajo, Alexandre Gomes, e de vários populares e pessoas envolvidas na concepção do projecto.

Através deste investimento, na ordem dos 160 mil euros, “pretende-se valorizar e promover o vasto e rico património cultural e natural de Soajo, bem como reforçar a identidade local e atrair visitantes, dinamizando dessa forma sectores económicos como o comércio, a restauração e o turismo”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

O projecto incidiu sobre o antigo edifício da Câmara de Soajo localizado no Largo do Eiró. A criação deste Centro Interpretativo compreendeu duas fases distintas, uma primeira de obras de adaptação do edifício e uma outra de montagem do espaço/exposições temáticas que consistem em meios multimédia, vídeos, painéis interpretativos e diverso mobiliário.

O centro contou com o apoio de muitas pessoas de Soajo que contribuíram com trajes e objectos da lavoura, assim como com um conjunto de testemunhos pessoais sobre o passado, registados em vídeo, texto e áudio.

Para João Manuel Esteves este é um projecto em que se pretende valorizar e promover o património cultural e natural do território. O autarca enaltece ainda a importância deste equipamento como espaço da memória colectiva do povo, uma vez que “confere coesão, sentimento de pertença e espírito de comunidade. (…) Pretende-se que seja um projecto colaborativo e mobilizador para o desenvolvimento de Soajo e de Arcos de Valdevez”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Luís Montenegro: “Governo não quer resolver os problemas da agricultura”

Partilhar              O líder do Partido Social Democrata (PSD) acusa o Governo de “falta de vontade política” …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.