Início / Agricultura / Importações europeias de hortícolas cresce 10% até Abril

Importações europeias de hortícolas cresce 10% até Abril

As importações de hortícolas da União Europeia (UE) procedentes de países terceiros cresceu 10%, totalizando 1.312 milhões de euros nos primeiros quatro meses de 2017, face a igual período do ano passado. Já as importações de fruta aumentaram 9% totalizando 4.630 milhões de euros, segundo os últimos dados fornecidos pelo organismo de estatística europeu, Eurostat, extrapolados pela FEPEX – Federação Espanhola de Associações de Produtores Exportadores de Frutas e Hortaliças.

“O forte crescimento, em valor, das importações provenientes de países terceiros reflecte a facilidade de acesso ao mercado da União Europeia em comparação com outros mercados e a forte concorrência extra-comunitária que enfrentam os produtores da UE”, diz fonte da FEPEX.

Os principais fornecedores extra-comunitários de hortícolas da UE no período em análise são, por ordem decrescente, Marrocos, Turquia e Egipto, que apresentaram fortes crescimentos. As importações de hortícolas de Marrocos até Abril ascenderam a 551,8 milhões de euros, face aos 470,6 milhões registados no primeiro quadrimestre de 2016 e um crescimento de 17%; da Turquia importaram-se legumes num valor de 145 milhões de euros, contra os 95,7 milhões de Abril do ano passado, 51% mais, e do Egipto 139 milhões de euros de verduras (mais 20%).

Importação de fruta cresce 9%

No que diz respeito à fruta, os principais países fornecedores extra-comunitários foram a África do Sul, com 619,8 milhões de euros (+11%), Costa Rica com 541 milhões (+21%) e Equador com 457 milhões (+8,5%).

Em volume, a importação de legumes da UE, nos primeiros quatro meses de 2017, aumentou cerca de 5%, totalizando 1,09 milhões de toneladas e de fruta cerca de 5%, ascendendo a 4,3 milhões de toneladas, segundo os dados do Eurostat.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.