Ílhavo alarga rede de oleões para aumentar reciclagem

A Câmara Municipal de Ílhavo aumentou a rede municipal de deposição selectiva de óleos alimentares usados com a instalação de 21 novos equipamentos. No total, o Município conta agora com 33 oleões.

Os novos “reforços” são inteligentes, pelo facto de estarem dotados de sensores que possibilitam a monitorização do nível de enchimento em tempo real através de uma aplicação digital, resultando numa optimização da sua recolha, revela uma nota de imprensa da autarquia de Ílhavo.

“Apesar de o normativo legal apontar para que os municípios como o de Ílhavo, em termos populacionais, disponibilizarem 15 pontos de recolha, neste momento os munícipes dispõem de 33, aumentando assim as possibilidades de reciclagem”, realça a mesma nota.

Depois de usados, os óleos alimentares utilizados em casa e na restauração para a confecção de alimentos devem ser armazenados e encaminhados para estes sistemas de recolha. Estes não devem ser colocados pelo ralo da pia ou na sanita pois origina um impacto negativo no meio aquático, no solo e no clima.

A instalação destes equipamentos visa responder a dois objectivos da política municipal de Ambiente, nomeadamente a redução da pegada de carbono e a mitigação das alterações climáticas, refere ainda a autarquia.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.