Início / Agenda / II Congresso da Portugal Nuts realiza-se a 9 de Maio em Beja

II Congresso da Portugal Nuts realiza-se a 9 de Maio em Beja

O II Congresso da Portugal Nuts, realiza-se no próximo dia 9 de Maio de 2023, das 9 à 13 horas, n0 Cine Teatro Pax-Julia, em Beja, que incidirá este ano na relação entre a água e os frutos secos, apresentando publicamente os resultados do estudo sobre as necessidades hídricas nas culturas de frutos secos, desenvolvido pela Portugal Nuts em parceria com a Real Academia de Ingeneria de Madrid, e promovendo um debate sobre o tema.

A inovação, a sustentabilidade e os mercados internacionais são os outros temas em análise nas três Mesas Redondas do II Congresso Portugal Nuts. A participação é livre e gratuita. As inscrições online encontram-se encerradas, mas caso queira participar, entre em contacto com a organização através do email geral@portugalnuts.pt.

A primeira mesa-redonda do evento ‘A Água e o Sector dos Frutos Secos’ inicia-se pelas 10h00 e estão confirmadas neste painel as presenças de Duarte Correia (DuckRiver), Isabel Martins (Revista Sustentável), José Pedro Salema (presidente da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva), Pedro do Carmo (coordenador da Comissão de Agricultura do Parlamento) e Tomás Tenreiro (SISTAGRO) para debater os resultados do estudo sobre as necessidades hídricas nas culturas de frutos secos.

Seguidamente, após a pausa para café e network, começa pelas 11h00, a mesa-redonda ‘Inovação e Sustentabilidade no Setor dos Frutos Secos’ que conta com a participação de Paulo Fernandes (presidente da Câmara Municipal do Fundão), Pedro Pimentel (Centromarca) e Filipa Saldanha (responsável de sustentabilidade do Crédito Agrícola). Por Zoom participa Rui Coutinho, professor da NOVA SBE, reconhecido innovation advisory.

No último painel do evento, relativo ao tema de ‘Mercados de Frutos Secos: Tendências Nacionais e Internacionais’, estão confirmadas as participações de Bill Harp (ex-presidente Almond Board California e actual investidor em Portugal em frutos secos), José Luis Bosch (coordenador da DescascAlmendra) e ainda por Tim Jackson (presidente do Almond Board of Australia) que também quis marcar a sua presença, partilhando algumas palavras por vídeo. Participa também Joan Fortuny Queralt (De Prado Almonds).

A sessão termina com um momento ‘Amigos Portugal Nuts’, um projecto de responsabilidade social que se realiza este ano pela primeira vez e que pretende atribuir um donativo a instituições de solidariedade social. Na edição deste ano será atribuído ao Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco “A Buganvília”.

A Portugal Nuts, Associação de Promoção dos Frutos Secos, representa actualmente 50 associados, desde produtores a processadores, e cobrindo cerca de 15 mil hectares de terreno. A Associação, tem como objectivo o estudo, experimentação, demonstração e divulgação de práticas culturais adequadas à realidade nacional dos pomares de frutos secos, e que conduzam ao aumento da competitividade dos seus associados, bem como a defesa e representação dos interesses dos associados junto de todas as entidades, oficiais ou privadas, de âmbito nacional ou internacional.

Programa:

08h30 – Recepção Participantes (Pax Julia & Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito)
09h00 – Discurso de Abertura
09h15 – Apresentação do Estudo – Necessidades Hídricas das Culturas de Frutos Secos nas principais zonas de produção
10h00 – Mesa Redonda I – A Água e o Sector dos Frutos Secos
10h30 – Coffee Break
11h00 – Mesa Redonda II – Inovação e Sustentabilidade no Sector dos Frutos Secos
11h45 – Mesa Redonda III – Mercados de Frutos Secos: Tendências Nacionais e Internacionais
12h30 – Amigos Portugal Nuts
13h00 – Encerramento

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Festival de Observação de Aves volta a Sagres de 3 a 6 de Outubro. Águia-calçada é a estrela deste ano

Partilhar              A freguesia de Sagres, no concelho de Vila do Bispo volta a receber, entre os …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.