Início / Agricultura / IFAP paga aos agricultores 5 M€ do Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares

IFAP paga aos agricultores 5 M€ do Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares

O Ministério da Agricultura e da Alimentação, através do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas efectuou o pagamento de 4,95 milhões de euros referentes ao “Apoio Extraordinário aos Custos com a Energia”, pagamento previsto no “Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares”.

Informa o Ministério que “nos próximos dias ficará também disponível um novo apoio para o gasóleo colorido, que, à semelhança deste agora remunerado, deverá chegar aos agricultores durante a próxima semana, num valor a rondar os 30 milhões de euros”.

Ambos os apoios foram estabelecidos no âmbito do “Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares”, assinado em Março, que conta, no total, com 180 milhões de euros para ajuda aos agricultores, verba exclusivamente proveniente do Orçamento do Estado, realça uma nota de imprensa do Ministério.

“A medida excepcional foi aprovada por Bruxelas, em tempo recorde e isso permitiu-nos pagar, também, em tempo recorde. Desta forma, contribuímos para apoiar os agricultores e para combater a inflação acentuada que tínhamos assistido no início deste ano e que agora está, finalmente, em queda. Lembro que os produtores e agricultores devem, com a maior brevidade possível, verificar, na área privada do IFAP, se a informação presente na identificação do beneficiário está completa”, diz a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Estes apoios decorrem da publicação da Portaria n.º 120-A/2023, de 11 de Maio, que cria e estabelece as regras gerais de desta medida excepcional, firmada no âmbito do “Pacto para a Estabilização e Redução dos Preços dos Bens Alimentares”, assinado a 27 de Março entre o Governo, a Confederação de Agricultores de Portugal e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e também da Portaria nº 28-A/2023, de 3 de Maio, que define o apoio para os combustíveis e electricidade no sector agrícola.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Município do Seixal no TOP 3 da recolha de óleos alimentares usados de origem doméstica

Partilhar              O concelho do Seixal é um dos três concelhos do País, juntamente com os municípios …

2 comentários

  1. Quando é que vai ser pago o apoio à crise obrugado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.