O Ministério da Agricultura e da Alimentação, através do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, procedeu hoje, 31 de Outubro, a pagamentos aos sectores agroflorestal e das pescas, num montante total de 639,6 milhões de euros. A este montante, é deduzido o valor antecipado em Julho, no âmbito do Apoio Excepcional de Crise.
Em nota de imprensa, o Ministério destaca, no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), o Regime de Pagamento Base (com 158,7 milhões de euros), o Regime de apoio à Pequena Agricultura (com 29,6 milhões de euros), o Pagamento Específico ao Arroz (com 4,0 milhões de euros), o Prémio por Ovelha e Cabra (com 27,4 milhões de euros), o Prémio por Vaca em Aleitamento (com 44,9 milhões de euros), o Prémio por Vaca Leiteira (com 10,4 milhões de euros), a Reestruturação e Reconversão de Vinhas – VITIS (com 8,7 milhões de euros) e os Fundos Operacionais – Frutas e Produtos Hortícolas (com 3,9 milhões de euros).
Também a salienta, no contexto do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), o pagamento do apoio à Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas (com 126,1 milhões de euros), as Medidas Agroambientais (com 138,9 milhões de euros) e os apoios ao Investimento (com 18,7 milhões de euros).
Pescas
Já no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos das Pescas (FEAMP), foram realizados pagamentos num montante de cerca de 3,7 milhões de euros no território do continente.
“O pagamento atempado destas ajudas permite aos produtores ter estabilidade e reforça a confiança dos consumidores em relação à segurança no abastecimento alimentar, contribuindo para minimizar o impacto da crise no sector primário e atenuando a pressão inflacionista sobre os bens alimentares”, sublinha a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
