Início / Agricultura / Idalino Leão desafia tutela a tomar medidas “concretas e efectivas” que defendam os agricultores

Idalino Leão desafia tutela a tomar medidas “concretas e efectivas” que defendam os agricultores

O presidente da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Idalino Leão, desafia a “tutela a tomar medidas concretas e efectivas que defendam a agricultura nacional e os agricultores” e diz que “esta é a hora de (…) não permitir que seja o sector agrícola a suportar os custos da guerra e o aumento exponencial dos custos de produção”.

As declarações foram feitas ontem, 23 de Agosto de 2022, no habitual Colóquio que a Confagri realiza na Agrival – Feira Agrícola do Vale de Sousa, em Penafiel, com “uma forte adesão dos dirigentes cooperativos e agricultores da região”, subordinado ao tema Desafios do Sector Agroalimentar, que teve por objectivo a promoção e divulgação de projectos de jovens agricultores da região do Tâmega e Sousa e os desafios com que se deparam.

Dirigindo-se à tutela, Idalino Leão referiu que a dinâmica dos jovens intervenientes demonstram ser esta a altura para desafiar o Governo a “tomar medidas concretas e efectivas, e não meramente paliativas, como até aqui”, que atenuem os impactos negativos com que o sector agrícola se depara.

“Os agricultores foram chamados a trabalhar e trabalharam bem para garantir sempre alimentos nas prateleiras e nas mesas dos portugueses, quando em pleno confinamento estes tiveram de ficar em casa, a agricultura nunca parou e garantiu alimentos e segurança alimentar e, portanto, esta é a hora de o reconhecer e não permitir que seja o sector agrícola a suportar os custos da guerra e o aumento exponencial dos custos de produção. A agricultura tem de ser, sem mais adiamentos, tomada como o Desígnio Nacional por excelência”, disse Idalino Leão.

O presidente da Confederação mostrou-se ainda satisfeito pelo receptividade do Município de Penafiel ao repto que lançou às câmara municipais de terem na sua ementa, pelo menos uma vez por semana, uma refeição composta somente por produtos locais, referindo que “as cooperativas agrícolas têm capacidade e organização para dar resposta a tal desafio”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Celorico de Basto celebra Dia da Floresta Autóctone com plantação de árvores nas escolas

Partilhar              A Câmara Municipal de Celorico de Basto celebrou o Dia da Floresta Autóctone com a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.