Início / Agricultura / ICNF lança app para telemóveis para registo de queimadas. Instale aqui

ICNF lança app para telemóveis para registo de queimadas. Instale aqui

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas tinha já uma app de registo online de queimas e queimadas disponível no seu site. Agora passa a disponibilizar uma aplicação para telemóveis, que torna o processo de criação de novas queimas de amontoados mais rápido, podendo ser instalada através do seguinte QRCode:

Por enquanto,a aplicação está apenas disponível no sistema operativo Android com dados móveis activos. No entanto, o ICNF garante que “vai continuar a melhorar o processo para melhor servir o cidadão, com o objectivo de melhorar os tempos de resposta da plataforma”.

Novo servidor

A estas alterações, acrescenta o Instituto, acrescem as melhorias implementadas no aumento de capacidade do sistema, nomeadamente através da “afectação de um novo servidor e optimização do processamento da informação, no âmbito de um processo de melhoria contínua e no sentido de ultrapassar alguns constrangimentos que têm vindo a ser sentidos pelos utilizadores na utilização da plataforma das queimas e queimadas”.

Com estas medidas “foi já possível duplicar capacidade de registo nas horas de maior afluência, em que foram já ultrapassados os 10.500 registos diários. Em 2020 foram já efectuados mais de 312.800 registos na plataforma das queimas e queimadas”, realça o Instituto.

A aplicação online, na plataforma do ICNF, para licenciamento de queimas e queimadas está aqui.

Cerca de 98% das ocorrências em Portugal continental têm causa humana. Assim, diz o ICNF, torna-se urgente uma alteração de comportamentos na sociedade de modo a que possam ser realizadas as mesmas práticas, mas com um menor risco, ou seja, com uma menor probabilidade de originar incêndios rurais.

Definições:

  • Queima de amontoados – Uso do fogo para eliminação de sobrantes de exploração florestal ou agrícola como podas de vinhas, de oliveiras, entre outros, cortados e amontoados. É proibido fazer queimas durante o Período Crítico e, fora do Período Crítico, nos dias de risco Muito Elevado ou Máximo.
  • Queimada extensiva – Uso de fogo para renovação de pastagens ou eliminação de restolhos e de sobrantes de exploração florestal ou agrícola, cortados e não amontoados. É proibido fazer queimadas durante o Período Crítico e fora do Período Crítico nos dias de risco de incêndio Elevado a Máximo. Para fazer uma queimada é obrigatório a autorização da respectiva câmara municipal ou junta de freguesia.
    Sem acompanhamento técnico adequado (técnico credenciado em fogo controlado, equipa de sapadores florestais ou bombeiros) a realização de queimadas é considerada uso de fogo intencional com coima associada.

Como fazer uma Queima de amontoados em segurança? Veja aqui.

Como fazer uma Queimada extensiva em segurança? Veja aqui.

Pode aceder ao Manual da Plataforma de Queimas e Queimadas aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Navigator e CTT voltam a juntar-se para envio de postais de Natal gratuitos

Partilhar             more  A The Navigator Company e os CTT – Correios de Portugal lançam a partir …

7 comentários

  1. Bonito! Não está na hora de proibir completamente as queimadas?
    De verão são os incêndios, de inverno as queimadas… Nunca se consegue dormir a respirar sem cheiro a fumo (exceto quando chove muito)!
    É curioso perceber que o estado continua a investir impostos para promover/facilitar/permitir queimadas destas, cuja fotografia elucida bem!

    • Tem toda a razao. Porém, isto acontece pq há um serviço que as Camaras dispoem mas n funciona – a recolha de verde. Os munícipes pedem para recolher. Elaboram editais a informar que recolhem 1m3 por mes, mas as pessoas ficam meses à espera. E depois há aquela dualidade: se vc limpa e nao aparece ng para recolher nesse mes, ja nao pode limpar mais – resultado: leva multa pq nao limpou! Vc limpa tudo, coloca em vários montes, pede o serviço todos os meses, e ninguem aparece para recolher em nenhum mes – Resultado; leva multa pq a quantidade é grande e ja nao querem recolher pq o edital diz 1 m 3 por mes. Acho que ja entendeu…. Depois liga p a CM e dizem-lhe q vc deve fazer queima ou queimada, pq os verdes sao mais prejudiciais para o ambiente qdo colocados nos locais de deposito das CMs . É frustrante! Triste. Se isto nao é assobiar para o lado p caçar multas n sei o q é…

    • Não sabe o que diz. Provavelmente nunca trabalhou numa quinta e o seu comentário é reflexo da sua ignorância. As queimas são fundamentais na gestão da actividade agrícola. Há doenças que afectam as plantas cuja forma mais eficaz de controlo passar por queimar os ramos doentes.

  2. Tento usar esta aplicação, mas diz-me sempre que o password está errado.

  3. Desconhecia que o pedido formal para realizar queimadas era através do ICNF. A Câmara Municipal da Moita, através de um elemento da Proteção Civil, foi muito prestável ao responder ao meu e-mail, resposta esta que foi por telefone, com toda a explicação do procedimento para me registar no Portal do ICNF e marcar uma queimada online.
    Foi bem fácil de fazer no desktop e, como já foi referido por outros utilizadores, informa sempre que a password está errada e não dá feedback se o agendamento da queimada foi registado com sucesso, ou até, seria bom, emitir um comprovativo , como um e-mail para o requisitante.
    Por outro lado, tomei conhecimento da existência da APP “Queima Segura” disponível para instalação no site do ICNF para Android, que facilita a tarefa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.